Visitas técnicas
Diversidade de sistemas de integração marcará a Caravana ILPF em MT
Rural | 26 de Agosto de 2024 as 16h 12min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

De terça a sexta-feira, 27 a 30 de agosto, a Caravana ILPF estará em Mato Grosso fazendo visitas técnicas a fazendas e promovendo eventos em quatro municípios. A programação vai abranger diferentes estratégias de uso de sistemas de integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta.
O roteiro começa na terça, às 8h, na fazenda Atiaia, da família Resende. No local será visto um sistema de ILP na modalidade boi safrinha, em que são cultivadas culturas agrícolas como a soja, milho e arroz.
Na quarta-feira serão dois eventos. No período da manhã haverá uma visita técnica na Fazenda São Roque, no município de Brasnorte. A propriedade do grupo Jacó Agro possui mil hectares de sistema ILPF com uso de eucalipto como componente arbóreo, plantado em linhas duplas e triplas. Já no fim da tarde, às 17h, a Caravana chega à Campo Novo do Parecis, onde promove um Encontro Técnico no Sindicato Rural debatendo o presente e futuro da ILP na região dos Parecis.
Na manhã do dia seguinte, a Caravana segue no município de Campo Novo do Parecis visitando um projeto inovador de ILP com a cultura do algodão. Na Fazenda Gaúcha, do Grupo Jacó Agro, a terminação dos bovinos é feita na resteva do algodão, como uma opção de intensificação com boi em terceira safra.
O encerramento desta etapa da Caravana ILPF será em Sinop, na Embrapa Agrossilvipastoril, na sexta, dia 30, às 15h. A programação terá uma visita técnica a uma Unidade de Referência Tecnológica de ILP com uso de consórcios forrageiros na segunda safra e um painel que discutirá o presente e o futuro dos sistemas ILPF no médio-norte de Mato Grosso.
Durante a programação na Embrapa também será lançada a plataforma Ater + Digital de ILPF, um site que reúne informações técnicas sobre sistemas de integração de modo a auxiliar os profissionais de assistência técnica e extensão rural, bem como os produtores rurais.
Confira a programação completa aqui
Como participar
Os eventos da Caravana ILPF são abertos a qualquer interessado, sendo os produtores e consultores os principais públicos. A participação é gratuita e a inscrição prévia é desejada, podendo ser feita aqui.
Caravana ILPF
A Caravana ILPF é uma ação promovida pela Associação Rede ILPF que visa promover a troca de informações sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em diferentes regiões do país. Participam da caravana pesquisadores da Embrapa e representantes das instituições associadas e a equipe técnica da Rede ILPF.
Esta é a segunda vez que a Caravana ILPF passa por Mato Grosso. Em 2023 o roteiro foi na região do Araguaia, passando por Canarana, Cocalinho, Água Boa e Barra do Garças, além de Iporá e São Miguel do Araguaia, em Goiás.
A etapa de 2024 da Caravana ILPF em Mato Grosso vai passar pelas áreas contempladas por dois projetos executados pela Rede ILPF, SustentAgro e Integra MT, apoiados pelos fundos Land Innovation Fund (LIF) e Farmer First Cluster (FFC), respectivamente.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30