Milho e algodão
Dia de campo apresenta resultados de pesquisas para cultivos de 2ª safra
Em evento gratuito, pesquisadores da Fundação MT apresentam soluções para o controle de plantas daninhas e pragas
Rural | 27 de Maio de 2025 as 17h 35min
Fonte: Crop AgroComunicação - Fundação MT

Os manejos da segunda safra do milho e do algodão, em Mato Grosso, serão temas do dia de campo, que será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), nesta quarta-feira (28/05), em Sorriso, médio-norte do estado. O evento "Fundação em Campo" ocorrerá na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, onde fica o Centro de Aprendizado e Difusão - CAD Norte. As inscrições estão abertas e a participação é gratuita, com foco em atender produtores rurais, engenheiros agrônomos e outros profissionais técnicos do setor.
Luis Carlos Oliveira, gestor comercial e de marketing da Fundação MT, explica que a dinâmica do evento faz com que os participantes possam tirar dúvidas e trocar informações entre si e com os pesquisadores e engenheiros agrônomos da instituição. "Nessa oportunidade, nós discutiremos a campo vários assuntos relacionados às culturas de algodão e milho, como as aplicações de fungicidas, pragas, doenças e a parte dos resultados vistos na vitrine de cultivares de algodão. É um momento de interação para olharmos, no campo, os resultados da segunda safra", detalha Luis Carlos.
Dados alcançados a partir da vitrine sobre cultivares de algodão serão apresentados pela pesquisadora de fitotecnia e engenheira agrônoma Daniela Dalla Costa. De forma prática e técnica, os participantes terão conhecimento e informações sobre as principais opções no mercado de pluma.
Na análise sobre o cenário da segunda safra do milho, serão abordadas as ocorrências de lagartas em biotecnologias. A pesquisadora em entomologia da Fundação MT, Dra. Mariana Ortega diz que será abordada a problemática da quebra de resistência das biotecnologias usadas no controle da lagarta Spodoptera frugiperda e ainda, o impacto no manejo da espécie na cultura do milho. "Os participantes terão a oportunidade de ver os resultados da eficiência de controle de alguns produtos, que foram testados em ensaio independente, realizado pelos pesquisadores da Fundação MT durante a atual safra do milho", reforça a pesquisadora Mariana Ortega.
Manejar plantas daninhas na segunda safra: uma prevenção para a soja 25/26
O controle de plantas daninhas que possam permanecer nas lavouras após a colheita do milho e assim, prejudicar a nova safra de soja, também fará parte da programação do "Fundação em Campo", em Sorriso. O pesquisador de matologia da Fundação MT, Dr. Lucas Barcellos explica que a equipe desenvolve um trabalho na área experimental do CAD Norte, que abrange o período de pós-colheita do milho, com o manejo das plantas daninhas e a preparação do local para o plantio da próxima safra de soja. Nesta quarta-feira, durante o dia de campo, os profissionais farão aplicação de herbicidas sobre as plantas daninhas que sobraram na área cultivada com milho, para demonstrar os benefícios no controle das ervas, principalmente a vassourinha-de-botão e o capim pé-de-galinha.
O dia de campo da Fundação MT, em Sorriso, começa a partir das 7h e tem previsão de término por volta das 14h, com almoço no local. O encontro será na Fazenda Nossa Senhora do Carmo (CAD Norte), localizada na MT 242, no Trevo Pontal do Verde. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: fundacaomt.com.br
Programação completa - Fundação em campo 2025 - 2ª Safra - Sorriso
7h - Abertura - Tenda Central
* "Época de semeadura e adubação nitrogenada no milho".
Me. Larissa Bortolo - Pesquisadora de Solos, Nutrição e Sistemas de Produção na Fundação MT
* Manejo entressafra da vassourinha-de-botão e capim pé-de-galinha.
Dr. Lucas Barcellos - Pesquisador de Matologia na Fundação MT
* Cenário segunda safra 2025: Ocorrência de lagartas em biotecnologias.
Dra. Mariana Ortega - Pesquisadora de Entomologia na Fundação MT.
* Controle de doenças na cultura do Milho
Me. Daniela Dalla Costa - Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Sabrina Nespolo - Analista de Fitopatologia e Biológicos na Fundação MT
*Vitrine de Cultivares de Algodão
Me. Daniela Dalla Costa - Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Esp. Douglas Vidal - Coordenador do CAD Norte na Fundação MT
* Programa Manejo de Fungicidas Algodão (opcional)
Me. Daniela Dalla Costa - Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Sabrina Nespolo - Analista de Fitopatologia e Biológicos na Fundação MT
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30