Produto premium
Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
Rural | 09 de Julho de 2025 as 11h 11min
Fonte: Assessoria

Além do volume exportado de carne bovina por Mato Grosso – o maior entre os estados brasileiros e o 9º se o estado fosse um país – tem chamado a atenção na última década também a excelência da proteína animal que produz, comparável às melhores carnes do mercado internacional. Entre os cortes de alto padrão disponíveis em território mato-grossense está a Wagyu, uma das carnes mais valorizadas do mundo.
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado, destacando-se pelo bom marmoreio, a gordura entremeada que confere maciez e suculência à carne.
Mestre churrasqueiro com quase 20 cursos em seu currículo, Waldez Souza Miranda afirma que a carne produzida no estado está entre as melhores do mundo, com atributos semelhantes aos cortes exportados por países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos.
“Em Mato Grosso, não existe carne de baixa qualidade. A dedicação do criador, do nascimento ao abate, é algo impressionante e resulta em uma carne fenomenal, de altíssimo padrão”, explica Waldez.
“Somos o maior exportador de carne bovina do Brasil. Nossa carne é extremamente saborosa e não perde para nenhuma outra no mundo. Hoje, não precisamos mais sair de Mato Grosso para consumir carne premium, com ótimo marmoreio. É um gado criado a pasto, com melhoramento genético, que nos proporciona uma carne de excelência”, enfatiza o churrasqueiro.
Raça mais comum no rebanho mato-grossense, o Nelore também passou por melhoramentos nas últimas décadas na busca por uma carne de mais qualidade. Entre os projetos que têm esse objetivo está a Confraria da Carcaça Nelore, que reúne integrantes de todo o país neste trabalho que aumenta o rendimento e agrega mais valor ao produto.
“Estou nesse projeto há 10 anos, que trabalha para que o Nelore tenha mais carne e, também através da genética, estamos incluindo a uma melhor qualidade da carne, inserindo marmoreiro. Dessa forma conseguimos enviar para o mercado um animal de carne de excelente qualidade”, explica o pecuarista há mais de 30 anos, Marco Túlio Duarte Soares.
Para o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade, o perfil do consumidor, tanto no mercado interno quanto no externo, mudou na última década, com aumento na busca por proteína animal de alto valor agregado.
“Essa mudança é positiva e demonstra o reconhecimento da qualidade da nossa carne, tanto no Brasil quanto no exterior. Antes, os melhores cortes eram quase exclusivamente destinados à exportação. Agora, os mato-grossenses também têm acesso à mesma excelência que chega a outros países”, destaca Andrade.
“O estado já era referência em boas práticas na pecuária e, agora, se consolida como fornecedor de carne premium para o Brasil e para o mundo. Até mesmo os estabelecimentos regionais estão investindo na carne local como um produto diferenciado, com forte apelo de origem e sabor”, acrescenta o diretor do Imac.
Mato Grosso no centro das atenções do mercado global
A qualidade da carne produzida no estado será um dos temas abordados no World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne), um dos maiores eventos do setor no mundo, que será realizado pela primeira vez no Brasil, em outubro, em Cuiabá.
O congresso já passou por países como Estados Unidos, Austrália, Argentina, México, Uruguai e Holanda. Em 2025, terá como tema “Sustentabilidade e Inovação Tecnológica”, reforçando o compromisso com o futuro da produção de proteína animal. O evento reúne representantes de toda a cadeia produtiva e promove o intercâmbio global de conhecimento e experiências.
Notícias dos Poderes
Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01Ministro confronta Aprosoja e defende Plano Safra: 'juros subiu três vezes menos que a Selic'
08 de Julho de 2025 as 11h24Em crise, Grupo Safras tem novo controlador e terá mudança na gestão
Fundo comprou ações de terceiro sócio que tinha opções de compra do controle da empresa
08 de Julho de 2025 as 08h37Exportações de carne de frango caíram 21,2% em junho com embargos por gripe aviária
Faturamento com os embarques caiu 19,7%, para US$ 637 milhões
08 de Julho de 2025 as 08h20