Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Estimativa

Custo da MP do PIS/Cofins reduzirá em 4% preço da soja ao produtor, diz Abiove

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, é estimado um valor acumulado no setor de R$ 6,5 bilhões

Rural | 06 de Junho de 2024 as 14h 56min
Fonte: CNN Brasil

Foto: REUTERS/Jorge Adorno

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou nesta quinta-feira (06) que a Medida Provisória que restringe o ressarcimento e a compensação dos saldos credores acumulados do PIS e da Cofins vai gerar custos para o setor que resultarão na redução de 4% no preço pago pela soja aos produtores rurais do Brasil.

“A estimativa do total de créditos de PIS e Cofins acumulados na indústria de oleaginosas e na exportação de soja e derivados (base 2023) é de R$ 6,5 bilhões”.

“⁠Esse montante, com a MP, torna-se custo para a indústria de óleos vegetais”, afirmou a entidade que agrega indústrias que respondem por 6% do PIB e 2,3% dos empregos do país.

“Esse custo será considerado na precificação da soja, representando a redução de 4% do preço pago aos produtores rurais”.

“Isto é, o produtor de soja será prejudicado pela cumulatividade estacionada na indústria de oleaginosas. Esse impacto pode chegar a até 5% do valor corrente da soja”, afirmou a associação.