Capacitação
Curso on-line ensina sobre uso de consórcio de capim com feijão-caupi
Rural | 21 de Janeiro de 2025 as 10h 09min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

A Embrapa Agrossilvipastoril disponibilizou na plataforma E-campo o curso Sistema Gravataí: consórcios forrageiros de segunda safra para ILP e SPD. A capacitação on-line é gratuita e ensina sobre o uso do consórcio de gramíneas do tipo braquiária ou panicum com o feijão-caupi.
Chamado de Sistema Gravataí, este consórcio é usado como alternativa de segunda safra em áreas de integração lavoura-pecuária ou em sistema plantio direto. A presença da leguminosa junto à forrageira traz benefícios para o solo, aumenta o teor proteico da forragem e melhora o desempenho da lavoura plantada na sequência.
A capacitação tem carga horária de 16 horas e está dividida em quatro módulos. O primeiro faz uma caracterização sobre o Sistema Gravataí, histórico de seu desenvolvimento, finalidades e indicação de uso. Esta parte inicial também aborda superficialmente sobre outros consórcios de segunda safra trabalhados pela Embrapa e que terão cursos específicos no futuro.
O segundo módulo foca nas três técnicas possíveis de implantação do Sistema Gravataí, com implantação simultânea em uma única operação e implantação defasada via semeadura direta ou via semeadura a lanço e direta.
O terceiro módulo aborda o manejo do consórcio e a utilização agronômica e zootécnica. As orientações vão desde o tratamento de sementes ao momento de entrar com os animais no pastejo e retirá-los para a dessecação pré-semeadura da lavoura. Passam ainda pelo controle de plantas daninhas e de pragas.
O quarto e último módulo apresenta os principais resultados agropecuários esperados com o uso do Sistema Gravataí. Entre eles a ciclagem de nutrientes, aumento da quantidade de nitrogênio no solo e maior teor de proteína na forragem, refletindo no maior ganho de peso animal e no aumento da produtividade da lavoura.
O Sistema Gravataí foi lançado em 2018 e já vem sendo usado por produtores rurais do Centro-Oeste. O curso é mais uma forma de ampliar a oferta de conhecimento para a adoção no campo.
“Mesmo após o lançamento, os trabalhos de pesquisa e validação desta tecnologia continuaram. Testamos tanto novas cultivares de feijão-caupi quanto de gramíneas e novos manejos foram validados. Desta forma, neste curso EAD inserimos esses novos conhecimentos desenvolvidos e validados, apresentando outros resultados e discussões sobre o uso correto da tecnologia”, afirma Flávio Jesus Wruck, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Gravataí.
Wruck acrescenta que o conteúdo do curso abordou gargalos do uso da tecnologia, como controle de pragas na fase inicial do consórcio e estratégias para reduzir o custo de implantação da tecnologia. Com isso, ele espera possibilitar a maior adoção do consórcio.
“Nesta nova forma atual, interativa e dinâmica de transferência de tecnologia que é o EAD, com imagens, entrevistas, videoaulas e cortes de apresentações nos dias-de-campo, a aprendizagem fica muito mais fácil e prazerosa. Esperamos assim, expandir ainda mais a adoção desta tecnologia no campo”, afirma.
O curso Sistema Gravataí: consórcios forrageiros de segunda safra para ILP e SPD é feito na modalidade assíncrona, ou seja, o aluno pode fazer a qualquer momento, sem necessidade de um professor. As inscrições ficam abertas durante o ano todo e são gratuitas.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30