Surto
Como é a doença que está obrigando a Espanha a sacrificar parte do seu rebanho bovino
Surto reforça consequências dos avanços climáticos nos países europeus e prejudica a economia
Rural | 08 de Outubro de 2025 as 09h 08min
Fonte: Galileu

O governo da Catalunha, na Espanha, confirmou o seu primeiro surto de dermatite nodular contagiosa no gado da fazenda leiteira de Castello d’Empuries, em Girona, cidade na fronteira com a França, na última segunda-feira (6). Autoridades espanholas anunciaram o abate de 123 animais infectados neste primeiro surto da doença no país.
A dermatite nodular contagiosa é uma infecção viral transmitida por picadas de insetos, comum no norte da África, que tem se espalhado pela Europa. No final de junho, França e Itália já tinham registrado cerca de 143 surtos.
Dentre as principais medidas, as autoridades delimitaram o abate total dos animais da fazenda infectada. Além disso, foram implementados os bloqueios da movimentação de gado a um raio de 20 km da propriedade e a criação de uma zona de vigilância ampliada de 50 km, com monitoramentos das áreas vizinhas a cada 48 a 72 horas.
Medidas protetivas
No último fim de semana, o Ministério da Agricultura espanhol anunciou uma série de medidas rigorosas para conter a disseminação da doença para outras regiões. “É uma situação muito complexa e séria, especialmente nas áreas afetadas, mas precisa ser enfrentada. Todos nós precisamos fazer a nossa parte para garantir que ela seja tratada corretamente e que a doença seja mantida sob controle”, afirmou Oscar Ordeig, ministro regional da Agricultura da Catalunha, em comunicado.
Dentre as principais medidas, as autoridades delimitaram o abate total dos animais da fazenda infectada. Além disso, foram implementados os bloqueios da movimentação de gado a um raio de 20 km da propriedade e a criação de uma zona de vigilância ampliada de 50 km, com monitoramentos das áreas vizinhas a cada 48 a 72 horas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/T/K/LIHJ8NTy2XGejA9wFJaA/pexels-freestocks-69170.jpg)
O governo catalão também tem investigado duas fazendas com suspeitas de casos da doença que, somadas, juntam 1.200 cabeças de gado em risco. Autoridades francesas – que já tiveram que lidar com o problema neste ano – também estabeleceram uma zona de vigilância ao longo da fronteira com a Espanha para impedir a propagação do vírus.
Por trás do surto
Desde os registros na França e na Itália, a União Europeia tem reforçado os alertas sanitários para que os gados sejam devidamente vacinados. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) recomenda ações coordenadas entre os países para evitar uma propagação em larga escala.
O surto de dermatite nodular contagiosa é uma consequência das mudanças climáticas extremas. A Europa, por exemplo, tem passado por fortes ondas de calor que, por sua vez, ampliaram o período de atividade de insetos vetores de enfermidades, como os responsáveis pela transmissão do vírus.
As autoridades da Catalunha recomendam que os produtores prestem atenção aos sintomas suspeitos. Caso identificados, é necessário notificar os serviços veterinários imediatamente.
Notícias dos Poderes
La Niña confirmado. O que isso significa para o Brasil?
Fenômeno está associado ao risco de seca no Sul do Brasil
10 de Outubro de 2025 as 10h21Consórcio de máquinas agrícolas cresceu 149% em cinco anos
Levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) aponta 460,12 mil participantes ativos neste ano
10 de Outubro de 2025 as 09h19Preço do boi gordo sobe em São Paulo e Mato Grosso
Parte das indústrias vinha ofertando mais pela arroba para conseguir completar suas escalas de abate
09 de Outubro de 2025 as 12h43Preço da soja avança no Brasil, com demanda constante pelo grão
Exportações deverão manter-se em níveis elevados nos próximos meses
09 de Outubro de 2025 as 11h30Com R$ 5,6 bilhões prorrogados, BB diz que segue regras para concessão e renegociação de crédito rural
Posicionamento foi enviado em resposta ao requerimento aprovado pela Comissão de Agricultura da Câmara
09 de Outubro de 2025 as 10h40China deixa de comprar soja dos EUA, e agricultores veem Brasil como principal ameaça
Chineses não compram a soja americana desde maio. Produtores dizem que América do Sul está dominando o mercado
07 de Outubro de 2025 as 15h21China amplia domínio na carne brasileira, com queda dos EUA após tarifaço
Em setembro, americanos perderam o segundo lugar entre os maiores importadores do produto
08 de Outubro de 2025 as 08h20Chuvas para áreas de soja em MT devem retornar na segunda quinzena de outubro
Segundo o Imea, previsões são um ponto de alerta para o desenvolvimento inicial das lavouras e para o ritmo da semeadura da soja
07 de Outubro de 2025 as 09h23