Agro
Colheita do milho safrinha entra na reta final
A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões t, volume recorde já registrado ao estado, conforme o Imea
Rural | 02 de Agosto de 2025 as 14h 44min
Fonte: MT Economico

Em Mato Grosso, a colheita do milho alcançou 96,38% da área estimada até ontem, dia 1º de agosto, e com os trabalhos praticamente encerrados, é possível afirmar que haverá mais um recorde de produção. A oferta da segunda safra está estimada em mais de 54 milhões de toneladas, volume que representa uma alta de 7,23% em relação à estimativa anterior e 14,52% na comparação com a safra 2023/24. Com isso, afirmam os analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso supera até mesmo o resultado da safra 2022/23, que até então havia sido a maior já registrada.
Conforme nova atualização de colheita do Imea, houve incremento semanal de 6,01 pontos percentuais (p.p.). “Em relação à safra passada e a médias das últimas cinco safras, o ciclo atual está 3,53 p.p. e 1,15 p.p. atrasado. No que se refere às regiões, a médio-norte, norte e nordeste estão próximos de encerrar os trabalhos a campo, atingindo percentuais de 99,43%, 98,72% e 98,48% das áreas colhidas”
No começo de julho, o Imea revisou a projeção de safra de milho para a 2024/25 em Mato Grosso. A área de milho temporada 2024/25, apontou manutenção em jul/25 ante a jun/25, ficando estimada em 7,13 milhões de hectares, aumento de 4,85% ante o ciclo 2023/24.
Em relação à produtividade, esta apresentou incremento de 7,23% quando comparado com a última divulgação e 9,23% ante a safra anterior, ficando projetada em 126,25 sc/ha. “Essa produtividade recorde para o estado é resultado dos bons volumes pluviométricos registrados ao longo do ciclo, abrangendo inclusive as áreas semeadas fora da janela ideal. Esse cenário favoreceu o desenvolvimento das lavouras, especialmente na fase de enchimento dos grãos, elevando o peso médio em comparação à temporada passada e contribuindo para o aumento do potencial produtivo na maior parte das regiões de Mato Grosso. Vale destacar, que a produtividade segue em aberta, uma vez que para validação de safra o Imea utiliza ainda a pesquisa com produtores após o encerramento da colheita”, explicam os analistas.
Considerando os dados, a produção estimada para a safra 2024/25 de milho ficou em 54,02 milhões de toneladas.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30