Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Agro

Colheita da soja em todo País chega a 38% e está acima da média dos últimos cinco anos

A progressão da colheita na última semana foi de apenas 7,3% em todo o país, o ritmo mais lento para esta fase do ano desde 2009

Rural | 26 de Fevereiro de 2024 as 09h 36min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

Até a semana passada a colheita de soja 2023/24 no Brasil avançou sobre 38% do total plantado, mantendo-se acima tanto da média dos últimos cinco anos quanto dos números registrados no mesmo período do ano anterior.

Neste ponto em 2023, os agricultores haviam colhido cerca de 34,51% da soja, enquanto a média quinquenal para este momento do ano é de 35,95%, uma antecipação parcial do ciclo devido a condições de seca. Em contraste, em 2022, a colheita estava mais adiantada, alcançando 44,46%.

A progressão da colheita na última semana foi de apenas 7,3% em todo o país, o ritmo mais lento para esta fase do ano desde 2009. Há uma grande variação nos relatos de produtividade.

No Paraná, por exemplo, os rendimentos estão abaixo do esperado. A lentidão na colheita desta semana é atribuída a chuvas em certas regiões e ao fato de que algumas plantações, devido ao plantio atrasado, ainda não estão maduras o suficiente para a colheita.

Em estados como Goiás e Minas Gerais, a situação parece mais estável. No Mato Grosso, observa-se uma grande variação, com áreas de baixa produtividade próximas a outras com resultados satisfatórios.