Agro
Colheita da soja em todo País chega a 38% e está acima da média dos últimos cinco anos
A progressão da colheita na última semana foi de apenas 7,3% em todo o país, o ritmo mais lento para esta fase do ano desde 2009
Rural | 26 de Fevereiro de 2024 as 09h 36min
Fonte: O documento

Até a semana passada a colheita de soja 2023/24 no Brasil avançou sobre 38% do total plantado, mantendo-se acima tanto da média dos últimos cinco anos quanto dos números registrados no mesmo período do ano anterior.
Neste ponto em 2023, os agricultores haviam colhido cerca de 34,51% da soja, enquanto a média quinquenal para este momento do ano é de 35,95%, uma antecipação parcial do ciclo devido a condições de seca. Em contraste, em 2022, a colheita estava mais adiantada, alcançando 44,46%.
A progressão da colheita na última semana foi de apenas 7,3% em todo o país, o ritmo mais lento para esta fase do ano desde 2009. Há uma grande variação nos relatos de produtividade.
No Paraná, por exemplo, os rendimentos estão abaixo do esperado. A lentidão na colheita desta semana é atribuída a chuvas em certas regiões e ao fato de que algumas plantações, devido ao plantio atrasado, ainda não estão maduras o suficiente para a colheita.
Em estados como Goiás e Minas Gerais, a situação parece mais estável. No Mato Grosso, observa-se uma grande variação, com áreas de baixa produtividade próximas a outras com resultados satisfatórios.
Notícias dos Poderes
Fórum da Aprosoja MT reúne produtores e especialistas para discutir crédito e endividamento no campo
Produtores debatem soluções para crédito e endividamento no agronegócio de MT
16 de Setembro de 2025 as 09h37Agropecuária pressiona desmatamento na Amazônia e MT perde 26% de vegetação nativa, diz MapBiomas
O estudo levou em consideração as últimas quatro décadas. Atualmente, Mato Grosso preserva 62% da vegetação nativa
16 de Setembro de 2025 as 07h45Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45