Foco de gripe
China suspende carne de frango do Brasil após gripe aviária no RS, diz ministro
O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um granja comercial, informou o Ministério da Agricultura
Rural | 16 de Maio de 2025 as 09h 46min
Fonte: Reuters

Um foco de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul leva automaticamente a uma suspensão de compras de carne de frango brasileira pela China, importante importador, disse nesta sexta-feira o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a jornalistas.
Ele observou que o status de emergência pela China dura 60 dias, mas acredita que o Brasil poderá voltar a exportar aos chineses antes desse prazo, caso não seja registrado outro foco e o trabalho de isolamento do problema seja feito adequadamente.
Fávaro acrescentou que o Brasil tem acordos com países como Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita que permitem uma regionalização do embargo apenas ao Estado atingido, limitando impactos econômicos. Na sequência, a restrição passa a ser apenas para o município atingido.
A detecção da gripe aviária em uma granja, no primeiro caso em um estabelecimento comercial a ter o problema no Brasil, ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, informou o ministério mais cedo.
Notícias dos Poderes
Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45