Agro news
Atraso no plantio de soja vai impactar produtividade da colheita de sacas de milho em Mato Grosso
Para a soja, nas últimas safras, o atraso no plantio não necessariamente significou prejuízo para a produtividade
Rural | 17 de Novembro de 2023 as 10h 03min
Fonte: O documento
O boletim Radar Agro da Consultoria Agro Itaú BBB de novembro de 2023 analisou as últimas sete safras de soja e milho de Mato Grosso e concluiu que o atraso no plantio da soja vai interferir na produtividade da colheita de sacas de milho por hectare, na segunda safra.
Para a soja, nas últimas safras, o atraso no plantio não necessariamente significou prejuízo para a produtividade. A safra 2017/18 teve o plantio mais atrasado dos últimos anos e, mesmo assim, apresentou crescimento de 5,9% para a produtividade no Mato Grosso.
Já para o milho, entre os anos mais recentes, nas duas safras em que o plantio foi feito de forma mais atrasada e, portanto, fora da janela ideal, houve reflexos para a produtividade. Na safra 2017/18, o milho segunda safra apresentou queda de 5,7% na produtividade.
Já a safra 2020/21, além do plantio atrasado, apresentou problemas relacionados à falta de chuva durante o desenvolvimento, o que resultou em redução de 12% para a produtividade do milho segunda safra no estado.
“O atraso na safra de verão, quando resulta em atraso também para o plantio da segunda safra, eleva o risco de redução para a produtividade do milho no Mato Grosso, uma vez que aumenta a necessidade de chuvas mais tardias para as lavouras. Apesar da possibilidade de danos menores para a soja – desde que chova de agora em diante – em função exclusivamente do atraso do plantio, como em 2017/18, desta vez há uma preocupação adicional que é a perspectiva de chuvas abaixo da média para o Mato Grosso em dezembro, especialmente. Some-se a isso, o fato de que nas áreas já plantadas as lavouras devem apresentar falhas, afetando as produtividades, o que sugere já termos nos afastado da produção potencial de soja”, apontou o boletim.
Em relação a soja, nas safras mais recentes, o plantio da soja aconteceu com atraso e, na maior parte do tempo com ritmo inferior à média, nas safras 2017/18 e 2020/21. O plantio atrasado resultou em uma colheita com ritmo inferior à média nesses anos safra.
Apesar do grande atraso no plantio, o clima durante o desenvolvimento das lavouras foi satisfatório e não resultou em problemas para a safra 2017/18 de soja. Naquele ano, apesar do plantio mais atrasado, não houve prejuízo à produtividade.
Notícias dos Poderes
Expansão da agropecuária no Cerrado avança 68% em quase quatro décadas
Área destinada à soja no bioma dobrou desde 2008; Cerrado lidera conversões de pastagem para outros usos no Brasil
06 de Dezembro de 2024 as 14h28Imposto sobre transporte de grãos pode levar produtores à bitributação
Taxação já havia sido derrubada a pedido de produtores do Maranhão, mas foi recriada pelo estado e deve começar a valer no final de fevereiro de 2025
04 de Dezembro de 2024 as 06h56Embrapa lançará em MT cultivares de maracujá resistentes à doença do solo
28 de Novembro de 2024 as 09h44MT confirma o 22º caso de raiva bovina em propriedade rural de MT
Doença é transmitida pela mordida do morcego.
27 de Novembro de 2024 as 07h13Seminário Solo Seguro vai discutir questões fundiárias na Amazônia Legal
Evento contará com palestra de magistrados e cartorários
21 de Novembro de 2024 as 16h28Três fatores devem elevar os preços do milho nesta semana
Demanda interna impulsionada pela alta da arroba do boi gordo deve dar sustentação ao cereal, a despeito da queda na semana passada
18 de Novembro de 2024 as 17h47Entenda por que a vitória de Trump pode ser boa para o agro brasileiro
Especialistas apontam que as políticas adotadas pelo presidente eleito dos EUA podem favorecer o comércio exterior brasileiro
11 de Novembro de 2024 as 10h29