Embargos suspendidos
Argentina, Índia e mais 5 países retiram embargos ao frango brasileiro
Informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (3)
Rural | 04 de Julho de 2025 as 08h 34min
Fonte: CNN Brasil

Após o Brasil se declarar oficialmente livre da gripe aviária, mais sete países anunciaram o fim dos embargos anunciados ao frango brasileiro. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quinta-feira (3).
Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai retiraram as restrições
Antes, outros 16 países já haviam suspendido os embargos.
Veja como estão os embargos ao frango brasileiro:
Sem restrição: Argélia, Argentina, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
Suspensão total: Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Catar e Jordânia.
Suspensão limitada aos municípios de Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra: Japão
Suspensão limitada à zona de 10 km: Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão.
Fim da gripe aviária
O Brasil se declarou, no dia 19 de junho, oficialmente livre de gripe aviária.
Durante o período de 28 dias de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, segundo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença. Foram registrados apenas casos em aves silvestres e de subsistência no período.
A notificação formal foi enviada à OMSA. O Brasil também comunicou todos os países que impuseram restrições à importação de carne de frango brasileira, solicitando a revogação das suspensões com base no novo status sanitário.
Restrições ao frango brasileiro
Apesar da restrição por parte desses países e o impacto direto no bolso dos produtores, o Mapa não foi pego de surpresa pela gripe aviária.
A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o Ministério já estava preparado para a situação.
O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência. No Velho Continente, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.
A percepção no Mapa era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.
O Ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.
Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.
O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.
Notícias dos Poderes
Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45