Barreira sanitária
Após caso no RS, Mato Grosso intensifica barreiras contra gripe aviária
Mais de 260 veterinários estão mobilizados para atuar em casos suspeitos e reforçar a defesa sanitária animal
Rural | 19 de Maio de 2025 as 07h 48min
Fonte: Redação PP

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) reforçou, na sexta-feira (16), as medidas de controle sanitário para prevenir a entrada da gripe aviária no estado. A decisão foi tomada após a confirmação de um foco da doença em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no dia anterior.
As ações incluem intensificação das visitas técnicas a propriedades com criação doméstica de aves, ampliação das inspeções em granjas comerciais e reforço nas barreiras sanitárias nas divisas do estado, especialmente com a Região Sul.
A entrada de veículos transportando animais ou produtos avícolas está sob vigilância redobrada.
Mato Grosso, que faz fronteira com a Bolívia, que registrou casos da doença em 2023, já vinha adotando medidas preventivas. De janeiro de 2024 até abril deste ano, o Indea realizou mais de 15 mil atividades de vigilância em propriedades consideradas de risco, além de centenas de coletas de amostras para análise laboratorial.
O Indea afirma que a rede de fiscalização conta com 262 médicos-veterinários capacitados para atuar em situações suspeitas. Também destaca que não há registro da doença no estado e reforça que o consumo de carne de frango e ovos continua seguro, uma vez que os produtos seguem protocolos sanitários rígidos.
Barreira e monitoramento
De janeiro de 2024 a abril de 2025, o Indea realizou 15.767 atividades de vigilância baseadas em risco, além de 107 visitas de vigilância ativa – sendo 54 em granjas comerciais e 53 em propriedades rurais com aves de subsistência.
Nesse período, foram coletadas 3.201 amostras de aves comercial para análise laboratorial, entre suabes (uso de cotonetes) e soros, como parte do monitoramento constante do vírus. Já de aves de subsistência foram 1.749 amostras colhidas.
Produção em destaque
Com um plantel de 37,2 milhões de aves comerciais, Mato Grosso é o oitavo maior exportador de carne de frango do Brasil, com destaque para os municípios de Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.
Controle nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na quinta-feira (15), o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, localizada em Montenegro, RS. Medidas emergenciais de contenção e erradicação do foco foram acionadas conforme o Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária.
O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a população não precisa se preocupar. “A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. O Brasil possui controle rígido nos produtos de origem avícola inspecionados, portanto, não há risco para o ser humano”, afirmou em entrevista.
Desde 2006, o país se mantinha livre da doença em estabelecimentos comerciais, registrando apenas casos em aves silvestres e de subsistência.
Colaboração e prevenção
O governo estadual reforça a importância da colaboração da população e do setor produtivo na adoção de boas práticas sanitárias e na comunicação imediata de qualquer suspeita para manter a avicultura segura e saudável
Notícias dos Poderes
Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45