B100
Amaggi faz primeira colheita com máquinas movidas a biodiesel puro em MT
Biocombustível B100 é produzido pela própria Amaggi, na fábrica localizada em Lucas do Rio Verde, e utiliza como matéria-prima óleo degomado de soja
Rural | 31 de Março de 2026 as 13h 58min
Fonte: Isso é Notícia

A Amaggi colheu a sua primeira safra de soja usando maquinário movido a biodiesel puro (B100). O feito inédito ocorreu na Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), e representa mais um avanço na estratégia de descarbonização das operações da empresa, alinhada ao seu compromisso com o combate às mudanças climáticas e à redução das emissões de gases de efeito estufa.
A fazenda é a primeira da Amaggi a adotar o uso do B100 em todas as suas máquinas agrícolas. O biocombustível é produzido pela própria Amaggi, na fábrica localizada em Lucas do Rio Verde, e utiliza como matéria-prima óleo degomado de soja.
“O biocombustível representa uma alternativa viável e sustentável. Antes de ser utilizado na Fazenda Sete Lagoas, o B100 foi submetido a testes, que garantiram que o abastecimento do maquinário não causaria danos aos motores. Nossa intenção é, no futuro, ampliar o uso desse biocombustível para outras fazendas da empresa”, afirmou José Eduardo Tomaz, diretor Agro da Amaggi.
O biodiesel produzido pela Amaggi abastece ainda parte dos caminhões que transportam os grãos da empresa. Já foi testado e aprovado também para uso na frota fluvial da empresa, que recebeu a primeira autorização do país para operar suas embarcações com B100.
O Projeto B100 da Amagi é pioneiro no Brasil e representa um passo importante nas metas de sustentabilidade da companhia. Além do uso do biodiesel, a empresa também investe em um programa e certificação de agricultura regenerativa, o Amaggi Regenera, com iniciativas e monitoramento para promover um sistema agrícola de baixo carbono, com abordagem integrada que combina inovação tecnológica, parceria científica e uma certificação própria.
Show Safra
O B100 da Amaggi foi destaque no Show Safra, maior feira de negócios de Mato Grosso, que ocorreu em Lucas do Rio Verde entre os dias 23 e 27 de março. Produtores rurais e visitantes em geral puderam conferir no stand da empresa mais informações sobre a produção e uso do biodiesel, e sua importância para o meio ambiente e para uma cadeia do agronegócio mais sustentável. Um caminhão da empresa que roda somente com o biocombustível também foi apresentado durante a feira, atraindo a atenção do público.
Notícias dos Poderes
Produção da pecuária de Mato Grosso deve movimentar R$ 42,1 bilhões
10 de Abril de 2026 as 15h37Corrida para exportar carne à China faz preço do boi bater recorde
Cotações tendem a se manter em níveis elevados até o preenchimento da cota de compras chinesas
10 de Abril de 2026 as 12h42Câmara rejeita mudanças no seguro-defeso feitas pelo Senado
Texto, que segue para sanção presidencial, endurece as regras para concessão do benefício; teto da despesa é de R$ 7,9 bilhões
10 de Abril de 2026 as 09h40Artemis II: como o agro conecta o Brasil às missões espaciais da Nasa
Entenda a participação do país na produção de alimentos fora da Terra
08 de Abril de 2026 as 12h24Agro do Brasil pode estabelecer relações melhores com os EUA, diz secretário
Mercado americano é o terceiro maior comprador de produtos agropecuários brasileiros, atrás apenas da China e da União Europeia
08 de Abril de 2026 as 09h22Bancada ruralista articula projeto para renegociação de dívidas rurais
Parlamentares querem destravar a tramitação do projeto de lei 5.122/2023, que trata de uma repactuação com uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal
08 de Abril de 2026 as 11h20