Impacto rural
Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
Rural | 10 de Julho de 2025 as 08h 30min
Fonte: CNN Brasil

O anúncio de aumento de tarifas dos Estados Unidos ao Brasil gerou apreensão no setor do agronegócio nacional, um dos mais estratégicos para o comércio exterior e com alta influência sobre os dados da inflação.
Pegos de surpresa pela tarifa de 50%, integrantes do Ministério da Agricultura ainda trabalham para calcular os prejuízos à economia brasileira.
De pronto, interlocutores da pasta apontam dois produtos que devem ser impactados de forma significativa: o café e a carne.
Além de negativa para os negociadores brasileiros, altas tarifas sobre os produtos oneram diretamente o consumidor americano, que sentirá no bolso as mudanças impostas por Trump.
De acordo com representantes do governo, o cenário para o mercado de proteína também é preocupante - especialmente para os americanos. O país vive um déficit histórico de carne bovina e segue altamente pressionado pela redução de rebanhos e mudanças climáticas.
Representantes do agronegócio no Congresso não demoraram a manifestar preocupação com a carta assinada pelo presidente Donald Trump nesta quarta-feira (9).
Em nota, a FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) - uma das mais poderosas do Legislativo - pediu resposta "firme e estratégica" ao governo brasileiro.
"A nova alíquota produz reflexos diretos e atinge o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras", destacou o grupo.
Após discursos mais duros de Lula sobre Trump, especialmente na cúpula do Brics, políticos da FPA apontaram a diplomacia como "caminho mais estratégico para a retomada das tratativas" entre os dois países.
Notícias dos Poderes
Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01Ministro confronta Aprosoja e defende Plano Safra: 'juros subiu três vezes menos que a Selic'
08 de Julho de 2025 as 11h24Em crise, Grupo Safras tem novo controlador e terá mudança na gestão
Fundo comprou ações de terceiro sócio que tinha opções de compra do controle da empresa
08 de Julho de 2025 as 08h37