Sinop
Vereador pede para MP verificar legalidade da verba indenizatória
Com as mudanças, vereadores continuam recebendo R$ 5 mil por mês sem prestar contas
Política | 28 de Junho de 2019 as 09h 53min
Fonte: Redação com assessoria

O vereador Ícaro Severo (PSDB) protocolou, na tarde de quinta-feira (27), um documento que solicita ao Ministério Público Estadual (MPE) que verifique a legalidade e a constitucionalidade das últimas alterações promovidas pela Mesa Diretora e Vereadores na lei que instituiu a verba indenizatória aos vereadores.
Ícaro anexou decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que versam sobre a necessidade de prestação de contas – por meio de apresentação de notas fiscais e documentos comprobatórios – da verba indenizatória dos vereadores de Cuiabá.
O projeto que foi recentemente apresentado pela Mesa Diretora e aprovado pela maioria da Câmara passou a exigir dos vereadores a apresentação de um relatório das atividades parlamentares, como forma de “prestação de contas”. Porém, Ícaro defende que a simples apresentação de um relatório não é o suficiente para comprovar os gastos dos vereadores, e que isso não pode substituir a necessidade de apresentação de notas fiscais.
“As decisões dos tribunais citados são claras afirmando que não há como desincumbir a pessoa do ônus de apresentar documentos hábeis comprobatórios das referidas despesas, que é a forma adequada e transparente de se prestar contas de recurso público, o que, ao meu ver, torna a lei da verba indenizatória dos vereadores de Sinop ilegal”, argumentou Ícaro, que foi contra à proposta da Mesa Diretora.
As alterações da verba indenizatória, apesar de aprovadas pela Câmara, ainda não foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial. O pedido de apreciação por parte do MPE foi direcionado à 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop.
“Enquanto a proposta não se torna lei, entendo pela necessidade de analisá-la e discuti-la, buscando garantir a segurança jurídica e conduzir os trabalhos legislativos em consonância com os entendimentos do TJMT, do STF e da própria Constituição Federal”, concluiu Ícaro.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa admite indefinição e cobra chapa forte no MDB
Deputado prevê que quociente eleitoral deve ser de 220 mil votos para o grupo de candidatos a federais
17 de Novembro de 2025 as 09h54Meio ambiente deve pesar nas eleições de 2026, aponta pesquisa
O estudo mostra ainda que 67% dos entrevistados afirmam que as propostas ambientais dos candidatos vão influenciar diretamente sua escolha nas urnas
17 de Novembro de 2025 as 09h31Fux é recebido na Segunda Turma com alfinetada de Gilmar em sinal de que vida nova não será fácil
11 de Novembro de 2025 as 17h32Mendes lidera pesquisa ao Senado com 33%; Janaina tem 15%
O IPCM entrevistou 1.200 eleitores em Mato Grosso; 15,92% disseram que estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 16h07Pesquisa: WF lidera com 27,9%; Jayme tem 21,8% e Pivetta 16,1%
Levantamento foi feito pelo IPCM e mostrou ainda que 17% dos entrevistados estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 11h21Faiad diz que chapa do MDB para Câmara deve perder os dois federais
Juarez Costa e Emanuelzinho devem deixar sigla na nova janela partidária, disse presidente
11 de Novembro de 2025 as 10h20