Sinop
Vereadores selam acordo para nova presidência da Câmara
Com apoio de 10 eleitos, Remídio Kuntz espera ser o próximo presidente da casa de leis
Política | 26 de Novembro de 2024 as 18h 55min
Fonte: Jamerson Miléski

Na tarde desta terça-feira (26), um grupo formado por 10 vereadores de Sinop eleitos para próxima legislatura selou compromisso para eleição da mesa diretora que vai assumir a Câmara Municipal em janeiro. A chapa proposta, “Unidos Por Sinop”, é encabeçada pelo vereador Remídio Kuntz (Republicanos), que já foi presidente da Casa Legislativa em 2009-2010 e em 2019-2020.
A aliança construída conta com vereadores experientes e novatos, que estão na base, mas também na oposição do prefeito Roberto Dorner (PL). O grupo mescla vereadores do PSDB e Novo, adversários do prefeito reeleito no pleito passado, com novos aliados, representados pela bancada do MDB.
Com Remídio na presidência, a chapa traz Célio Garcia (MDB), como primeiro secretário, Moisés do Jardim do Ouro (PL) como 1º vice-presidente, Toninho Bernardes (PL) como 2º vice-presidente e Rodrigo Gargantini (Novo) como 2º secretário. As outras 5 assinaturas são dos vereadores Marcos Vinicius (PSDB), Ênio da Brígida (PSDB), Gilsimar Silva (MDB), Juventino Silva (MDB), e Zezinho Construtor (Solidariedade).
Dos 10 vereadores que endossam o acordo, 5 já tiveram passagem pelo legislativo municipal: Remídio, Célio, Toninho, Moisés e Juventino. Os outros 5 são estreantes.
Em entrevista, Remídio frisou que a composição foi autônoma, com cada vereador decidindo sua posição com relação a eleição da mesa diretora. “Aqui fizemos uma composição com 10, mas ainda iremos falar com os outros 5 vereadores. Essa mesa diretora irá trabalhar pelos 15, igualmente”, destacou Remídio.
No começo das articulações para definir o próximo presidente, Toninho Bernardes alçou seu nome, mas acabou recuando para compor com Remídio. Na outra ponta, o vereador reeleito Dilmair Callegaro (PL), se mobilizou para disputar a presidência, mas assim como ocorreu no início do mandato passado, acabou não conseguindo adesão.
A eleição da mesa diretora será no dia 1º de janeiro, durante a sessão solene que deve ser conduzida pelo vereador mais votado no pleito de 2024, que nesse ano foi Moisés do Jardim do Ouro.
Notícias dos Poderes
Fux é recebido na Segunda Turma com alfinetada de Gilmar em sinal de que vida nova não será fácil
11 de Novembro de 2025 as 17h32Mendes lidera pesquisa ao Senado com 33%; Janaina tem 15%
O IPCM entrevistou 1.200 eleitores em Mato Grosso; 15,92% disseram que estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 16h07Pesquisa: WF lidera com 27,9%; Jayme tem 21,8% e Pivetta 16,1%
Levantamento foi feito pelo IPCM e mostrou ainda que 17% dos entrevistados estão indecisos
11 de Novembro de 2025 as 11h21Faiad diz que chapa do MDB para Câmara deve perder os dois federais
Juarez Costa e Emanuelzinho devem deixar sigla na nova janela partidária, disse presidente
11 de Novembro de 2025 as 10h20Orçamento de 2026 com quase R$ 1,5 bi para Sinop é aprovado em primeira votação na Câmara
11 de Novembro de 2025 as 07h42Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
10 de Novembro de 2025 as 14h22Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43