Jogo da discórdia
Vereadores querem porte de armas para CAC’s e geram bate-boca em sessão
Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos entre os presentes na Câmara
Política | 31 de Maio de 2022 as 15h 25min
Fonte: Julia Munhoz - Capital Notícia

A sessão da Câmara Municipal de Sinop desta segunda-feira (30.05) foi marcada por bate-boca e confusão. O presidente, vereador Elbio Volkweis (Patriota), mandou um militante do PT, que estava acompanhando as votações com uma camiseta do ex-presidente Lula (PT), se retirar do plenário após uma discussão com um grupo de direita que aguardava a votação do projeto de Lei 023/2022 que garante porte de arma para colecionadores, atiradores e caçadores (CAC). Para conter os ânimos foi preciso acionar a Polícia Militar.
A confusão começou quando o vereador professor Hedvaldo Costa (Republicanos) atacou a esquerda e defendeu, na tribuna, que o projeto não fosse retirado da pauta, conforme pedido do vereador Mário Sugizaki (Podemos).
“De 1932 até hoje o que a esquerda e os governos de esquerda tem feito com o Brasil? Desarmado as pessoas de bem e armado os bandidos nesse país. É o que tem acontecido. Não estamos armando quem já está armado. Na realidade, o lugar mais seguro do mundo não é estar ao lado de um esquerdista não é estão ao lado de um CAC”, discursou Hedvaldo.
Com a fala do parlamentar do Republicanos, militantes da Direita teriam atacado o petista. Os ânimos ficaram alterados e o presidente da Câmara interrompeu a fala de Hedvaldo suspendendo a sessão por cinco minutos. Em videos registrados por pessoas que estavam na Casa de Leis é possível ouvir quando Elbio alerta que irá mandar o homem se retirar e ele explica que foi ofendido.
A Polícia Militar esteve na Câmara de Sinop para acompanhar a situação, que logo foi controlada e ninguém foi preso. A sessão foi retomada e militantes da direita e o petista assistiram a votação do projeto, que foi aprovado em primeira votação.
O bate boca também foi presenciado por várias pessoas que estavam no plenário, incluindo freiras e um padre que aguardavam a votação de uma moção de aplausos às Filhas de São Camilo, que cuidam do Lar Madre Josefina Vannini para idosos.
O PL 023/2022 garante aos CAC’s armamento em período integral, para além do “Porte de Trânsito” que está vinculado aos deslocamentos entre o local de guarda autorizado e os de treinamento, instrução, competição, manutenção, exposição, caça ou abate.
A atual legislação prevê a posse de armas de fogo por CACs, mas o porte de armas municiadas é restrito ao deslocamento aos locais de treino e caça, que deve ser acompanhado de documentação especial expedida pelo Exército.
A justificativa apresentada na matéria é que Colecionadores, Atiradores e Caçadores não possuam meios hábeis para garantir sua vida fora dos trajetos previstos, “o que é preocupante, quando sabemos que podem ser alvos fáceis de criminosos, principalmente quando possuem informações sobre as atividades e materiais do CAC”, consta em trecho do texto.
Pauta do dia 30/05/2022 – 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop-MT.pdf
Notícias dos Poderes
Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop para evento com mulheres do PL em Sorriso
Encontro reúne lideranças femininas do Partido Liberal e marca agenda política de Michelle Bolsonaro no estado
31 de Outubro de 2025 as 16h01Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
31 de Outubro de 2025 as 10h11Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes
Lei tipifica as condutas de
30 de Outubro de 2025 as 13h00Em reunião com prefeito Roberto Dorner, deputado Coronel Assis enaltece crescimento de Sinop
30 de Outubro de 2025 as 11h45Despesas de deputados em 9 meses somam R$ 3 milhões
Esse valor pode aumentar caso o parlamentar exerça cargo de liderança de partido político, do Governo na Câmara ou no Congresso, seja presidente ou vice de comissões permanentes, entre outros
29 de Outubro de 2025 as 12h28