Sinop
Vereadores divergem sobre encerramento da investigação contra Adenilson Rocha
Relator da comissão apresentou conclusão sem apontar culpa, mas membro fará um relatório paralelo
Política | 14 de Dezembro de 2022 as 16h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

A Comissão Processante designada para apurar a denúncia de abuso de poder político cometido pelo vereador de Sinop, Adenilson Rocha (PSDB), não chegou a um consenso. De um lado o relator da comissão pede o arquivamento do processo, considerando a denúncia infundada. De outro, o terceiro membro questiona o trabalho da comissão e promete produzir seu próprio relatório final.
O relator da Comissão processante é o vereador Dilmair Callegaro, colega de partido de Adenilson. Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (12), Dilmair leu em tribuna um documento que redigiu, apresentando o mesmo como “o relatório final” da comissão processante. Em sua fala, Dilmair frisou que a comissão não constatou a quebra de decoro supostamente praticada por Adenilson. O relator destacou que em nenhum momento houve a participação direta do vereador nos atos denunciados, que “faltam indícios de autoria” ou mesmo materialidade. “Assim decidimos pelo arquivamento”, declarou Dilmair.
O relatório de encerramento foi anuído pelo presidente comissão, Ademir Bortoli (PRB). Além de Dilmair e de Bortoli, a comissão tem como membro o vereador Moises Tavares (PL). Foi ele que fez a objeção ao fim dos trabalhos. Ainda em tribuna, Moises pediu para o presidente da Câmara, Élbio Volksweis um prazo de 10 dias para entregar um relatório paralelo.
Ao GC Notícias Moisés disse que tomou ciência da entrega do relatório e do encerramento da comissão minutos antes da sessão. Para ele, a comissão foi negligente e cometeu crime de prevaricação, ao fazer uma apuração superficial. “A comissão não ouviu os denunciantes, não cumpriu com o papel. Teve duas reuniões e encerrou”, declarou.
Embora critique a comissão por ter encerrado os trabalhos sem ouvir os denunciantes, Moisés não trará os depoimentos dos envolvidos em seu relatório paralelo. O documento, explicou o vereador, vai narrar como foi o processo realizado pela comissão, a falta de empenho em buscar esclarecer os fatos e a negligência em não colher os depoimentos dos servidores que efetuaram a denúncia.
O processo contra Adenilson Rocha foi aberto durante o período eleitoral, a pedido da Corregedoria Interna da Câmara. A denúncia acolhida narrava que secretários da administração municipal (prefeitura), estavam coagindo os servidores para que votassem em Rocha para deputado estadual. Na mesma época os dois vereadores que se embatem sobre o encerramento da comissão também estavam em campanha eleitoral. Dilmair fechava uma “dobradinha” com Rocha, disputando o cargo de deputado federal. Já Moisés era rival, concorrendo uma vaga de deputado estadual pelo PL.
Notícias dos Poderes
Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
10 de Novembro de 2025 as 14h22Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15