Sinop
Vereadores divergem sobre encerramento da investigação contra Adenilson Rocha
Relator da comissão apresentou conclusão sem apontar culpa, mas membro fará um relatório paralelo
Política | 14 de Dezembro de 2022 as 16h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

A Comissão Processante designada para apurar a denúncia de abuso de poder político cometido pelo vereador de Sinop, Adenilson Rocha (PSDB), não chegou a um consenso. De um lado o relator da comissão pede o arquivamento do processo, considerando a denúncia infundada. De outro, o terceiro membro questiona o trabalho da comissão e promete produzir seu próprio relatório final.
O relator da Comissão processante é o vereador Dilmair Callegaro, colega de partido de Adenilson. Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (12), Dilmair leu em tribuna um documento que redigiu, apresentando o mesmo como “o relatório final” da comissão processante. Em sua fala, Dilmair frisou que a comissão não constatou a quebra de decoro supostamente praticada por Adenilson. O relator destacou que em nenhum momento houve a participação direta do vereador nos atos denunciados, que “faltam indícios de autoria” ou mesmo materialidade. “Assim decidimos pelo arquivamento”, declarou Dilmair.
O relatório de encerramento foi anuído pelo presidente comissão, Ademir Bortoli (PRB). Além de Dilmair e de Bortoli, a comissão tem como membro o vereador Moises Tavares (PL). Foi ele que fez a objeção ao fim dos trabalhos. Ainda em tribuna, Moises pediu para o presidente da Câmara, Élbio Volksweis um prazo de 10 dias para entregar um relatório paralelo.
Ao GC Notícias Moisés disse que tomou ciência da entrega do relatório e do encerramento da comissão minutos antes da sessão. Para ele, a comissão foi negligente e cometeu crime de prevaricação, ao fazer uma apuração superficial. “A comissão não ouviu os denunciantes, não cumpriu com o papel. Teve duas reuniões e encerrou”, declarou.
Embora critique a comissão por ter encerrado os trabalhos sem ouvir os denunciantes, Moisés não trará os depoimentos dos envolvidos em seu relatório paralelo. O documento, explicou o vereador, vai narrar como foi o processo realizado pela comissão, a falta de empenho em buscar esclarecer os fatos e a negligência em não colher os depoimentos dos servidores que efetuaram a denúncia.
O processo contra Adenilson Rocha foi aberto durante o período eleitoral, a pedido da Corregedoria Interna da Câmara. A denúncia acolhida narrava que secretários da administração municipal (prefeitura), estavam coagindo os servidores para que votassem em Rocha para deputado estadual. Na mesma época os dois vereadores que se embatem sobre o encerramento da comissão também estavam em campanha eleitoral. Dilmair fechava uma “dobradinha” com Rocha, disputando o cargo de deputado federal. Já Moisés era rival, concorrendo uma vaga de deputado estadual pelo PL.
Notícias dos Poderes
Disputa na OAB envolve articulação do Paiaguás ao TJMT
20 de Junho de 2025 as 08h42Bancada de MT derruba veto de Lula e apoia medida bilionária que pode aumentar a conta de luz
20 de Junho de 2025 as 09h40Bortolin aposta em federação pra manter deputado Juarez Costa no MDB
20 de Junho de 2025 as 07h29Candidatos a presidente do PT fazem debate em Sinop
Encontro colocará em confronto os dois nomes que disputam a presidência do PT em Mato Grosso
18 de Junho de 2025 as 11h12Ex-vereadora de Sinop assume vaga na Assembleia Legislativa
Suplente Graciele Santos ocupará a cadeira do deputado estadual Lúdio Cabral
18 de Junho de 2025 as 10h40TCE/MT defende que Estado promova REFIS e pague empréstimos
Sérgio Ricardo disse ainda que solicitou a todos os municípios de Mato Grosso informações sobre consignados para evitar problemas como os ocorridos com o Governo do Estado
18 de Junho de 2025 as 07h16Proposta que aumenta número de deputados federais pode gerar impacto de R$ 845 milhões
A expectativa é que o Senado acelere a análise do PLP para cumprir o prazo estabelecido pelo STF, embora o relator da matéria ainda não tenha sido definido
17 de Junho de 2025 as 15h12PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no esquema de 'Abin paralela'
Polícia Federal conclui inquérito sobre suposto uso de estrutura paralela na Abin para espionagem ilegal.
17 de Junho de 2025 as 09h58