Sinop
Vereadores divergem sobre encerramento da investigação contra Adenilson Rocha
Relator da comissão apresentou conclusão sem apontar culpa, mas membro fará um relatório paralelo
Política | 14 de Dezembro de 2022 as 16h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

A Comissão Processante designada para apurar a denúncia de abuso de poder político cometido pelo vereador de Sinop, Adenilson Rocha (PSDB), não chegou a um consenso. De um lado o relator da comissão pede o arquivamento do processo, considerando a denúncia infundada. De outro, o terceiro membro questiona o trabalho da comissão e promete produzir seu próprio relatório final.
O relator da Comissão processante é o vereador Dilmair Callegaro, colega de partido de Adenilson. Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (12), Dilmair leu em tribuna um documento que redigiu, apresentando o mesmo como “o relatório final” da comissão processante. Em sua fala, Dilmair frisou que a comissão não constatou a quebra de decoro supostamente praticada por Adenilson. O relator destacou que em nenhum momento houve a participação direta do vereador nos atos denunciados, que “faltam indícios de autoria” ou mesmo materialidade. “Assim decidimos pelo arquivamento”, declarou Dilmair.
O relatório de encerramento foi anuído pelo presidente comissão, Ademir Bortoli (PRB). Além de Dilmair e de Bortoli, a comissão tem como membro o vereador Moises Tavares (PL). Foi ele que fez a objeção ao fim dos trabalhos. Ainda em tribuna, Moises pediu para o presidente da Câmara, Élbio Volksweis um prazo de 10 dias para entregar um relatório paralelo.
Ao GC Notícias Moisés disse que tomou ciência da entrega do relatório e do encerramento da comissão minutos antes da sessão. Para ele, a comissão foi negligente e cometeu crime de prevaricação, ao fazer uma apuração superficial. “A comissão não ouviu os denunciantes, não cumpriu com o papel. Teve duas reuniões e encerrou”, declarou.
Embora critique a comissão por ter encerrado os trabalhos sem ouvir os denunciantes, Moisés não trará os depoimentos dos envolvidos em seu relatório paralelo. O documento, explicou o vereador, vai narrar como foi o processo realizado pela comissão, a falta de empenho em buscar esclarecer os fatos e a negligência em não colher os depoimentos dos servidores que efetuaram a denúncia.
O processo contra Adenilson Rocha foi aberto durante o período eleitoral, a pedido da Corregedoria Interna da Câmara. A denúncia acolhida narrava que secretários da administração municipal (prefeitura), estavam coagindo os servidores para que votassem em Rocha para deputado estadual. Na mesma época os dois vereadores que se embatem sobre o encerramento da comissão também estavam em campanha eleitoral. Dilmair fechava uma “dobradinha” com Rocha, disputando o cargo de deputado federal. Já Moisés era rival, concorrendo uma vaga de deputado estadual pelo PL.
Notícias dos Poderes
Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
28 de Abril de 2025 as 14h41