Violência política
Vereadora denuncia ameaças de morte pela terceira vez em Sinop
Professora Graciele registrou novo boletim de ocorrência na Polícia Civil
Política | 14 de Julho de 2022 as 18h 20min
Fonte: Valquiria Castil - Capital Notícia

A vereadora Professora Graciele (PT) registrou boletim de ocorrência, nesta quarta-feira (13.07), contra ameaças de morte e injúrias que tem recebido em suas redes sociais. De acordo com a parlamentar, a motivação dos ataques é devido ao posicionamento político e a atuação dentro da Câmara Municipal.
Após fazer a denúncia na Polícia Civil, Graciele publicou em sua rede social um vídeo relatando as ameaças que sofre desde que iniciou o seu mandato em Sinop. “Em 18 meses de mandato, essa é a 3ª vez que estamos aqui na delegacia”, relata.
O confronto à professora acontece por meio de ofensas e ameaças. Geralmente pelas redes sociais e grupos de aplicativo de conversa, como o WhatsApp, mas também há ameaças durante sessões na Câmara dos Vereadores, feito por pessoas que acompanham o parlamento, explicou ao Capital Notícias.
Entre as mensagens, um dos agressores escreveu “Esses petistas só matando”. De acordo com o artigo 147 do Código Penal, ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, tem uma pena de detenção de um a seis meses ou multa. O mesmo vale para as injúrias, que são os xingamentos, quando atribui uma qualidade negativa, sem importar se é verdadeira ou falsa.
“A intenção [de fazer o registro de ocorrência] é diminuir a violência política. [Os confrontos] geram insegurança e preocupação. Eu tento pensar que são apenas ameaças, mas tomo todos os cuidados possíveis, de não sair sozinha ficar até tarde da noite na rua”, afirma Graciele.
Conforme o vídeo publicado, em que a vereadora expõe comentários agressivos e ameaças, inclusive de morte, Graciele diz que alguns casos, como de atentado à vida estão sendo apurados pelo Ministério Público, e que a Polícia Civil já coletou depoimentos de alguns suspeitos, mas nada foi concluído até o momento.
“Algumas pessoas, infelizmente, acham que podem falar o que quiser, inclusive possivelmente cometer crimes, e simplesmente tudo vai ficar por isso”, diz parte do texto publicado com o vídeo. “Nós não podemos aceitar nenhum tipo de violência política e precisamos denunciar. Não podemos deixar passar esse tipo de comportamento, esse tipo de crime, então denuncie”, finaliza o vídeo.
Notícias dos Poderes
STF anula sentença que derrubou lei ambiental de Mato Grosso e impactava 700 famílias
16 de Outubro de 2025 as 12h10Presidente da AL diz que há sobra no caixa e critica corte de R$ 1,3 bilhão na Saúde de MT
16 de Outubro de 2025 as 10h54Julio manda recados para correlegionários: 'Jayme Campos é candidato ao Governo'
15 de Outubro de 2025 as 10h49Real Time Big Data: Helder Barbalho lidera cenários ao Senado no PA
15 de Outubro de 2025 as 07h47Câmara aprova criação de cadastro nacional para punir agressores de crianças e idosos
Sistema reunirá dados de agressores sexuais e autores de maus-tratos; objetivo é prevenir novos casos e garantir mais segurança a crianças, idosos e pessoas com deficiência
14 de Outubro de 2025 as 11h09Veja quantos votos cada advogado recebeu na escolha da lista sêxtupla da OAB-MT
14 de Outubro de 2025 as 06h31Moraes nega pedido da defesa e mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
Ministro alega receio de fuga do réu e descumprimentos de cautelares
13 de Outubro de 2025 as 15h18