Violência política
Vereadora denuncia ameaças de morte pela terceira vez em Sinop
Professora Graciele registrou novo boletim de ocorrência na Polícia Civil
Política | 14 de Julho de 2022 as 18h 20min
Fonte: Valquiria Castil - Capital Notícia

A vereadora Professora Graciele (PT) registrou boletim de ocorrência, nesta quarta-feira (13.07), contra ameaças de morte e injúrias que tem recebido em suas redes sociais. De acordo com a parlamentar, a motivação dos ataques é devido ao posicionamento político e a atuação dentro da Câmara Municipal.
Após fazer a denúncia na Polícia Civil, Graciele publicou em sua rede social um vídeo relatando as ameaças que sofre desde que iniciou o seu mandato em Sinop. “Em 18 meses de mandato, essa é a 3ª vez que estamos aqui na delegacia”, relata.
O confronto à professora acontece por meio de ofensas e ameaças. Geralmente pelas redes sociais e grupos de aplicativo de conversa, como o WhatsApp, mas também há ameaças durante sessões na Câmara dos Vereadores, feito por pessoas que acompanham o parlamento, explicou ao Capital Notícias.
Entre as mensagens, um dos agressores escreveu “Esses petistas só matando”. De acordo com o artigo 147 do Código Penal, ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, tem uma pena de detenção de um a seis meses ou multa. O mesmo vale para as injúrias, que são os xingamentos, quando atribui uma qualidade negativa, sem importar se é verdadeira ou falsa.
“A intenção [de fazer o registro de ocorrência] é diminuir a violência política. [Os confrontos] geram insegurança e preocupação. Eu tento pensar que são apenas ameaças, mas tomo todos os cuidados possíveis, de não sair sozinha ficar até tarde da noite na rua”, afirma Graciele.
Conforme o vídeo publicado, em que a vereadora expõe comentários agressivos e ameaças, inclusive de morte, Graciele diz que alguns casos, como de atentado à vida estão sendo apurados pelo Ministério Público, e que a Polícia Civil já coletou depoimentos de alguns suspeitos, mas nada foi concluído até o momento.
“Algumas pessoas, infelizmente, acham que podem falar o que quiser, inclusive possivelmente cometer crimes, e simplesmente tudo vai ficar por isso”, diz parte do texto publicado com o vídeo. “Nós não podemos aceitar nenhum tipo de violência política e precisamos denunciar. Não podemos deixar passar esse tipo de comportamento, esse tipo de crime, então denuncie”, finaliza o vídeo.
Notícias dos Poderes
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10Governador vistoria obras de duplicação da BR-163 nesta sexta-feira; confira agenda
12 de Setembro de 2025 as 06h59Após votos de Moraes, Dino e Cármen Lúcia, STF forma maioria e condena Bolsonaro
11 de Setembro de 2025 as 15h19Fux vota para absolver Bolsonaro por todos os crimes
Em seu voto, Fux rejeitou a imputação dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
10 de Setembro de 2025 as 19h55Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora
A tese, no entanto, precisará ser acompanhada por ao menos mais dois ministros para ter algum impacto no processo
10 de Setembro de 2025 as 10h02Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30