Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 04 de Dezembro de 2025

Menu

'Cachorra viciada'

Vereador tem mandato cassado por atacar prefeita de Pedra Preta

Na época da ocorrência, diversos parlamentares do estado manifestaram repúdio perante as declarações, alegando prática de violência política de gênero

Política | 04 de Dezembro de 2025 as 14h 28min
Fonte: Gazeta digital

Foto: Divulgação

Com oito votos favoráveis e dois contrários, a Câmara Municipal de Pedra Preta decidiu pela cassação do mandato do vereador Gilson da Agricultura (União), em razão de quebra de decoro parlamentar por ter chamado a prefeita do município, Iraci Souza (PSDB), de ‘cachorra viciada’. As declarações, proferidas em setembro passado, levaram à instauração de uma Comissão Processante, que no parecer final, concluiu pela procedência das denúncias.

O julgamento, então, foi marcado para esta quarta-feira (03) e contou com a presença da prefeita.

Na época da ocorrência, diversos parlamentares do estado manifestaram repúdio perante as declarações, alegando prática de violência política de gênero. O relator da Comissão, vereador Chico Lima Tur (PSDB), frisou o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa garantidos a Gilson. Discurso similar foi o do presidente da Comissão, vereador Ediérico Machado (União).

‘Palavra tem poder porque ela levanta e destrói. Meu voto não é por raiva e não é pessoal. É por moralidade. Do respeito da dignidade do mandato e por todas as mulheres desta cidade’, salientou Ediérico.

O presidente da Câmara, Laudir Martarello (PSB), afirmou situações como essa ‘nos envergonha como Casa de Leis’, além de citar a necessidade dos vereadores exercerem o papel com dignidade e respeito. Diante de vaias, o vereador Gilson da Agricultura também discursou antes da votação e reconheceu o uso ‘infeliz’ das palavras e o dano causado, mas reiterou que em nenhum momento chegou a citar o nome da prefeita. Em determinado momento, diante de manifestações, Gilson disse que aprendeu muito, que ‘nunca vai ser machista’ e que a capacidade da pessoa ‘não
está no sexo’.