Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 05 de Setembro de 2025

Menu

Manutenção programada

Turbina da UHE Sinop volta a produzir energia

Usina estava operando com 50% da capacidade instalada há 120 dias

Política | 04 de Setembro de 2025 as 14h 47min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: UHE Sinop

A UHE Sinop (Usina Hidrelétrica de Sinop), volta a operar com 100% da sua capacidade instalada. O reestabelecimento da unidade geradora está no despacho 2.661, publicado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).

O documento avalizado pelo gerente de fiscalização de geração da ANEEL, Rafael Ervilha Caetano, “liga” novamente a UG 02 – uma das duas turbinas que produzem energia elétrica na UHE Sinop.

Cada uma das turbinas instaladas na Usina de Sinop tem potência de 200.940 kW. Uma das máquinas estava com sua operação comercial suspensa há cerca de 120 dias. A interrupção foi para que fossem realizadas as manutenções programadas.

Segundo a assessoria de comunicação da Sinop Energia – que detém a concessão do empreendimento – não houve impactos significativos na geração de energia durante o período em que uma das turbinas passou por manutenção. Isso porque a revisão ocorreu no fim do período úmido e em maior parte no período seco. Como na seca a vazão do rio é menor, uma única turbina manteve o volume de geração planejada. Agora, próximo ao início da estação chuvosa, a UHE Sinop está com plena potência instalada.

Em março desse ano a ANEEL apontou um aumento na eficiência na produção de energia elétrica na Usina de Sinop. A avaliação da agência reduziu o parâmetro referente a Perda Hidráulica, de 0,60 metro para 0,45 metro. Isso significa que menos energia cinética, provocada pela queda d’água, foi usada para movimentar os motores.

A UHE Sinop tem uma capacidade instalada para gerar 401 MW de energia elétrica.