Na CCJ da Câmara
Três de MT votaram a favor de PEC que proíbe aborto em todas as situações, incluindo estupros
Política | 28 de Novembro de 2024 as 13h 18min
Fonte: Unica News

Nesta quarta-feira (27), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que proíbe o aborto no Brasil até mesmo em casos previstos na lei, como o estupro. Quatro deputados federais de Mato Grosso fazem parte da CCJ, três deles votaram a favor e apenas uma votou contra o projeto, que internamente foi definido como um "retrocesso".
Os deputados que votaram a favor são: Coronel Fernanda (PL), Juarez Costa (MDB) e Coronel Assis (PL). A única a votar contra a PEC foi Gisela Simona (União Brasil).
O texto foi aprovado por 35 votos favoráveis e 15 contrários.
A partir de agora a proposta passará por um colegiado especial. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda deve autorizar a criação de uma comissão especial para poder analisar o projeto. A expectativa é que esta comissão tenha 40 sessões para debater com todos os lados envolvidos na PEC.
Depois da comissão especial, a PEC precisará ser aprovada no plenário da Câmara em dois turnos. Em cada um, são necessários três quintos dos votos (308).
A proposta foi apresentada em 2012 à época pelo deputado Eduardo Cunha (Republicanos). O texto altera o 5° da Constituição Federal para garantir a inviolabilidade do direito à vida, "desde a concepção". Caso o Congresso aprovar a PEC, mesmo o aborto que hoje é permitido por lei em apenas três casos também ficaria proibido.
Legislação atual permite que mulheres façam aborto em três situações. O Brasil permite o procedimento quando a mulher corre risco de morte e não há outro jeito para salvá-la, em gestações de fetos com anencefalia (ausência de cérebro ou de parte dele) e em gravidez ocasionada por estupro.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25