Eleições 2022
TRE-MT credencia interessados em participar da auditoria das urnas eletrônicas
Representantes de partidos, federações, coligações e da OAB-MT podem indicar seções para serem submetidas aos testes
Política | 26 de Agosto de 2022 as 10h 36min
Fonte: Nara Assis - Assessoria TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) fará o credenciamento de interessados em indicar seções eleitorais para terem as urnas submetidas aos testes de integridade e de autenticidade. Poderão ser habilitados representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), e demais entidades fiscalizadoras listadas no Art. 6º da Resolução TSE n° 23.673/2021.
A reunião de credenciamento ocorrerá no dia 29 de agosto, às 14h, na sala de reuniões do piso térreo do Tribunal, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, Bosque da Saúde, em Cuiabá. Com esta habilitação, os representantes credenciados ou seus procuradores poderão indicar, na cerimônia de sorteio das seções eleitorais, aquela cuja urna eletrônica será auditada. Esta cerimônia está prevista para ocorrer na véspera do pleito, no auditório do TRE-MT.
O teste de integridade visa demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas. Já o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais serve para comprovar que a urna eletrônica possui os mesmos sistemas abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro será feito em 20 urnas eletrônicas, no auditório da FATEC/SENAI, no mesmo dia e horário da eleição. O segundo teste é feito dentro da seção eleitoral, também no dia do pleito, pouco antes do início da votação.
Para a habilitação, será preciso comprovar a identidade, por meio da apresentação de documento oficial com foto, acompanhado do título de eleitor. A fim de confirmar a legitimidade dos representantes dos partidos políticos, federações e coligações, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizará consulta ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).
É importante ressaltar que qualquer pessoa pode acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, bastando apenas comparecer às cerimônias. Neste caso, é possível ver como funcionam os trabalhos, sem, no entanto, interferir no processo.
Notícias dos Poderes
Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
10 de Novembro de 2025 as 14h22Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15