Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 03 de Setembro de 2025

Menu

Novo modelo

Toyota confirma picape menor que Hilux para brigar com Toro e Maverick

Nova caminhonete da Toyota acaba de ter lançamento confirmado nos Estados Unidos e é aguardada no Brasil

Política | 03 de Setembro de 2025 as 09h 20min
Fonte: Auto Esporte

Foto: Divulgação

A tão falada picape intermediária desenvolvida pela Toyota para brigar com Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick não é mais uma questão de “se”, mas sim de “quando”. Foi o que garantiu em entrevista recente o chefe de planejamento e estratégia da Toyota na América do Norte, Cooper Ericksen. O executivo confirmou que a decisão de produzir a caminhonete já foi tomada e que as discussões agora giram em torno da data de lançamento.

A Toyota também trabalha em uma picape do mesmo porte para o Brasil e há grandes chances de os projetos terem a mesma base TNGA, porém com adaptações ao gosto de cada região. No caso dos Estados Unidos, a revista Motor Trend relata que a produção anual deverá variar entre 100 mil e 150 mil unidades, o que corresponde à vendas mensais na casa dos 10 mil exemplares. Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz serão os principais alvos.

Já no Brasil, o volume anual será ligeiramente menor para acompanhar o tamanho do segmento por aqui. Localmente, além da Maverick, as rivais serão Fiat Toro, Ram Rampage e as futuras picapes de mesmo porte da BYD, Volkswagen (Projeto Udara) e Renault (versão de produção do conceito Niagara).

Toyota EPU Concept dá o tom de como será a nova caminhonete — Foto: Divulgação
Toyota EPU Concept dá o tom de como será a nova caminhonete — Foto: Divulgação

 

‘Corolla Cross’ das picapes

Tanto aqui, quanto lá, a inédita picape terá forte peso comercial e importância estratégica no portfólio da Toyota. Sua missão será acompanhar o crescente pedido do mercado por caminhonetes intermediárias e gerar competitividade para a marca no segmento. Na prática, algo parecido com o que o Corolla Cross já faz na categoria de SUVs médios. Em agosto, por exemplo, o modelo vendeu 7.737 unidades e desbancou todos os rivais.

Como no EPU Concept, nova picape da Toyota terá painel tecnológico com telas em destaque — Foto: Divulgação
Como no EPU Concept, nova picape da Toyota terá painel tecnológico com telas em destaque — Foto: Divulgação
 

A relação com o SUV, inclusive, será direta, já que a plataforma TNGA será a mesma nos dois carros. Conforme já antecipado por Autoesporte, a picape aproveitará diversos elementos do primo, mas terá entre-eixos alongado em razão da caçamba e da cabine dupla. O visual também será diferente, uma vez que refletirá a identidade estética mais recente da Toyota (a mesma do RAV4 e do Prius, por exemplo).

Motorização híbrida

A nova picape, vale ainda destacar, pode ser a responsável pela estreia da motorização híbrida flex plug-in (PHEV) da Toyota no Brasil. A caminhonete terá baterias de 13,6 kWh de íons de lítio, com possibilidade de recarga externa e autonomia perto dos 50 km em modo elétrico.

É o mesmo conjunto da nova geração do Prius. O motor a combustão da picape híbrida flex será o 2.0 Dynamic Force aspirado, quatro-cilindros, 16V, da família Corolla, com injeção variável entre direta e indireta, atuando em ciclo Atkinson. Combinado ao propulsor elétrico, poderá entregar até 223 cv com gasolina. O câmbio e-CVT emula transmissão continuamente variável.

Toyota EPU Concept foi apresentado em 2023 — Foto: Divulgação
Toyota EPU Concept foi apresentado em 2023 — Foto: Divulgação

Nas opções de entrada, a caminhonete deve usar o mesmo motor 2.0 flex Dynamic Force com ciclo Otto, sem quaisquer tipos de eletrificação, do sedã e do SUV. Neste caso, terá até 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque com etanol. O câmbio passa a ser um CVT com simulação de dez velocidades e engrenagem mecânica a fim de otimizar arrancadas na primeira marcha.

Quando chega?

Quando chegar ao mercado, a nova picape será posicionada abaixo da Hilux e terá produção concentrada na fábrica de Sorocaba (SP). Autoesporte apurou que a Toyota planeja iniciar a produção, caso tudo siga dentro dos conformes, por volta do segundo trimestre de 2026. O projeto faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota aplicará no Brasil até 2030.

Já nos Estados Unidos, a nova picape chegará depois, apenas no final de 2027. Por lá, será posicionada abaixo da Tacoma.