Novo modelo
Toyota confirma picape menor que Hilux para brigar com Toro e Maverick
Nova caminhonete da Toyota acaba de ter lançamento confirmado nos Estados Unidos e é aguardada no Brasil
Política | 03 de Setembro de 2025 as 09h 20min
Fonte: Auto Esporte

A tão falada picape intermediária desenvolvida pela Toyota para brigar com Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick não é mais uma questão de “se”, mas sim de “quando”. Foi o que garantiu em entrevista recente o chefe de planejamento e estratégia da Toyota na América do Norte, Cooper Ericksen. O executivo confirmou que a decisão de produzir a caminhonete já foi tomada e que as discussões agora giram em torno da data de lançamento.
A Toyota também trabalha em uma picape do mesmo porte para o Brasil e há grandes chances de os projetos terem a mesma base TNGA, porém com adaptações ao gosto de cada região. No caso dos Estados Unidos, a revista Motor Trend relata que a produção anual deverá variar entre 100 mil e 150 mil unidades, o que corresponde à vendas mensais na casa dos 10 mil exemplares. Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz serão os principais alvos.
Já no Brasil, o volume anual será ligeiramente menor para acompanhar o tamanho do segmento por aqui. Localmente, além da Maverick, as rivais serão Fiat Toro, Ram Rampage e as futuras picapes de mesmo porte da BYD, Volkswagen (Projeto Udara) e Renault (versão de produção do conceito Niagara).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/q/P/fbWHedRGiIjGqI7uCtog/toyota-epu-5.jpeg)
‘Corolla Cross’ das picapes
Tanto aqui, quanto lá, a inédita picape terá forte peso comercial e importância estratégica no portfólio da Toyota. Sua missão será acompanhar o crescente pedido do mercado por caminhonetes intermediárias e gerar competitividade para a marca no segmento. Na prática, algo parecido com o que o Corolla Cross já faz na categoria de SUVs médios. Em agosto, por exemplo, o modelo vendeu 7.737 unidades e desbancou todos os rivais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/A/8/QxNOP4RxCbLEgmHrk0wQ/toyota-epu-29.jpeg)
A relação com o SUV, inclusive, será direta, já que a plataforma TNGA será a mesma nos dois carros. Conforme já antecipado por Autoesporte, a picape aproveitará diversos elementos do primo, mas terá entre-eixos alongado em razão da caçamba e da cabine dupla. O visual também será diferente, uma vez que refletirá a identidade estética mais recente da Toyota (a mesma do RAV4 e do Prius, por exemplo).
Motorização híbrida
A nova picape, vale ainda destacar, pode ser a responsável pela estreia da motorização híbrida flex plug-in (PHEV) da Toyota no Brasil. A caminhonete terá baterias de 13,6 kWh de íons de lítio, com possibilidade de recarga externa e autonomia perto dos 50 km em modo elétrico.
É o mesmo conjunto da nova geração do Prius. O motor a combustão da picape híbrida flex será o 2.0 Dynamic Force aspirado, quatro-cilindros, 16V, da família Corolla, com injeção variável entre direta e indireta, atuando em ciclo Atkinson. Combinado ao propulsor elétrico, poderá entregar até 223 cv com gasolina. O câmbio e-CVT emula transmissão continuamente variável.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/B/m/w97qdtTfWUGObwbFyBLA/toyota-epu.jpeg)
Nas opções de entrada, a caminhonete deve usar o mesmo motor 2.0 flex Dynamic Force com ciclo Otto, sem quaisquer tipos de eletrificação, do sedã e do SUV. Neste caso, terá até 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque com etanol. O câmbio passa a ser um CVT com simulação de dez velocidades e engrenagem mecânica a fim de otimizar arrancadas na primeira marcha.
Quando chega?
Quando chegar ao mercado, a nova picape será posicionada abaixo da Hilux e terá produção concentrada na fábrica de Sorocaba (SP). Autoesporte apurou que a Toyota planeja iniciar a produção, caso tudo siga dentro dos conformes, por volta do segundo trimestre de 2026. O projeto faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota aplicará no Brasil até 2030.
Já nos Estados Unidos, a nova picape chegará depois, apenas no final de 2027. Por lá, será posicionada abaixo da Tacoma.
Notícias dos Poderes
Veja os 50 carros novos mais vendidos do Brasil em agosto de 2025
Volkswagen Polo mais uma vez fecha o mês na liderança e se consolida como carro mais vendido do país; Fiat completa o pódio com Strada e Argo
02 de Setembro de 2025 as 08h37Carro mais barato do Brasil custava R$ 27 mil há 10 anos; compare com atual
Citröen C3, carro mais barato do mercado nacional na atualidade, custa R$ 46.400 a mais que Fiat Palio Fire em 2015
01 de Setembro de 2025 as 09h10Pix parcelado, mas com juros: entenda como vai funcionar e o que muda
01 de Setembro de 2025 as 07h37Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631
Valor representa aumento nominal de 7,44% em relação ao atual
30 de Agosto de 2025 as 08h22Lista reúne 8 carros usados práticos por até R$ 50 mil para quem acabou de tirar a CNH
Lista apresenta modelos com manutenção simples, bom consumo e dirigibilidade fácil para quem está começando no trânsito
29 de Agosto de 2025 as 08h21Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
´Vítima poderá denunciar no próprio aplicativo do banco
29 de Agosto de 2025 as 07h25Estado paga salários de agosto dos servidores nesta sexta-feira; folha é de R$ 795 milhões
Folha líquida referente ao mês agosto soma R$ 795, 6 milhões
28 de Agosto de 2025 as 12h39