Entenda o que muda
Todos os deputados de MT votaram a favor da Lei Antifacção na Câmara
Projeto cria novos tipos penais, considerados crimes hediondos, e muda o tempo mínimo a ser cumprido em regime fechado.
Política | 19 de Novembro de 2025 as 12h 30min
Fonte: Repórter MT

Todos os oito deputados federais de Mato Grosso votaram a favor do projeto de lei para combater o avanço das facções criminosas no Brasil, conhecido como Lei Antifacção. No total, foram 370 votos favoráveis, 110 votos contrários e 3 abstenções.
Todos os parlamentares mato-grossenses estiveram presentes na sessão: Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Emanuel Pinheiro (MDB), Gisela Simona (União), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL).
O projeto segue para o Senado, que poderá fazer alterações no texto. Nesse caso, o projeto volta para a Câmara que confirma ou derruba essas alterações. Na sequência, o texto vai à sanção do presidente da República.
O texto aprovado era a quinta versão do projeto, relatado pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP). A base governista era contra o texto final e defendia a versão original, apresentada pelo Governo Federal, mas não conseguiu reunir maioria no plenário.
Conforme o projeto, facção criminosa é toda organização com três ou mais pessoas que empreguem violência, grave ameaça ou coação para controlar territórios e intimidar pessoas ou autoridades.
O texto cria novos tipos penais para punir os integrantes desses grupos criminosos, como o “domínio social estruturado”, com pena entre 20 e 40 anos. O “favorecimento para domínio social estruturado” será punido com pena entre 12 e 20 anos.
Também está prevista a apreensão de bens dos investigados, com a possibilidade de perda deles antes mesmo do trânsito em julgado do processo, que é quando não cabe mais recurso.
O texto também prevê a proibição de concessão de anistia, graça, indulto, fiança ou liberdade condicional para esses criminosos. Os dependentes deles também não terão direito ao auxílio-reclusão.
Aqueles que forem apontados como líderes desses grupos deverão ficar, obrigatoriamente, presos em penitenciárias federais de segurança máxima.
Além disso, os crimes de domínio social estruturado e o de favorecimento desse domínio são considerados crimes hediondos, mesmo que o responsável não faça parte de organização criminosa, grupo paramilitar ou milícia privada.
O projeto também aumenta o tempo de cumprimento de pena em regime fechado para todos os crimes considerados hediondos. Os réus primários deverão cumprir 70% da pena em regime fechado, ao contrário dos 40% de hoje. Em caso de morte da vítima por criminoso com réu primário, será cumprido 75% da pena.
No caso de reincidência, o mínimo será de 80% em regime fechado. Atualmente, o tempo obrigatório é de 60%. Em caso de morte da vítima por réu reincidente, o percentual de regime fechado chegará a 85% da pena.
Os líderes das organizações criminosas deverão cumprir 75% da pena, em vez dos 50% atuais. Nesse caso, ficará proibido o acesso à liberdade condicional.
O relator também incluiu no texto que os condenados por feminicídio deverão cumprir 75% da pena em regime fechado e não terão direito de acessar a liberdade condicional.
Notícias dos Poderes
Senado aprova mais um desembargador do Trabalho em MT
19 de Novembro de 2025 as 08h11Líder fala em impacto de R$ 2,6 bilhões e prevê veto de Mendes
Dilmar Dal' Bosco diz que montante é soma de encargos sociais, salário e previdência
19 de Novembro de 2025 as 09h30STF forma maioria para condenar 9 réus por trama golpista
Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira foi absolvido pelo relator do caso
18 de Novembro de 2025 as 16h00Sob pressão de reajuste do TJ, AL retoma apreciação do orçamento
Há diversos prazos a cumprir, entre eles o de apresentação de emendas pelos deputados
18 de Novembro de 2025 as 09h37TJ autoriza retorno de juiz de Chapada após 140 dias afastado
Renato José de Almeida Costa Filho estava afastado desde junho por decisão do Órgão Especial
18 de Novembro de 2025 as 07h45Botelho confirma acordo para Assembleia votar reajuste do Judiciário na quarta-feira
18 de Novembro de 2025 as 08h45Juarez Costa admite indefinição e cobra chapa forte no MDB
Deputado prevê que quociente eleitoral deve ser de 220 mil votos para o grupo de candidatos a federais
17 de Novembro de 2025 as 09h54Meio ambiente deve pesar nas eleições de 2026, aponta pesquisa
O estudo mostra ainda que 67% dos entrevistados afirmam que as propostas ambientais dos candidatos vão influenciar diretamente sua escolha nas urnas
17 de Novembro de 2025 as 09h31