'Líder espiritual'
Suposto pai de santo é suspeito de torturar e abusar de 5 pessoas da mesma família em ‘rituais’
Operação Bruxas de Hecate prendeu líder espiritual após denúncias de estupro, violência e práticas ilegais mascaradas como rituais
Política | 08 de Outubro de 2025 as 06h 54min
Fonte: Noticias R7

A PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) prendeu o autodenominado pai de santo Leonardo Laurindo da Silva, conhecido como Derick, acusado de chefiar um grupo responsável por torturas, abusos sexuais e agressões físicas. Cinco pessoas da mesma família integram o grupo das vítimas.
Todos os atos seriam cometidos sob disfarce de rituais religiosos no Recanto das Emas. A prisão ocorreu nesta terça-feira (7), durante a operação Bruxas de Hecate, conduzida pela 27ª Delegacia de Polícia.
As investigações, iniciadas em 8 de setembro, revelaram que Derick utilizava um terreiro como fachada para submeter vítimas, inclusive crianças e adolescentes, a práticas de violência extrema.
O homem simulava incorporações de entidades das religiões de matriz africana para legitimar os ataques, controlando emocional e espiritualmente famílias inteiras.
Depoimentos indicam sessões de nudez forçada, chicotadas, queimaduras com facas aquecidas, enforcamentos e agressões com facões. Meninas e meninos eram forçados a exibir partes íntimas durante os rituais, além de sofrerem constrangimentos sexuais e apalpamentos.
Uma adolescente teve o rosto queimado com uma faca quente, e um garoto escapou de uma tentativa de estupro. As vítimas também eram obrigadas a ingerir bebidas alcoólicas sob ameaça, segundo a polícia.
Tirava dentes com bisturi e sem anestesia
Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas da mesma família aparecem entre as principais vítimas. A investigação aponta tortura, estupro de vulnerável, violência doméstica e exploração patrimonial.
As sessões de violência aconteciam com frequência semanal e eram justificadas por Derick como “rituais de purificação”.
O inquérito também apurou práticas médicas ilegais. O investigado realizava “cirurgias espirituais” sem qualquer formação técnica, extraindo dentes sem anestesia e abrindo joelhos com bisturis para supostas curas. Os procedimentos ocorriam em ambiente insalubre, resultando em infecções e sequelas permanentes.
Durante a operação, a polícia cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de Derick. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos e uma pistola de airsoft usada, segundo testemunhos, para disparar contra crianças e adolescentes durante os rituais.
O material passará por perícia para localizar possíveis novas vítimas.
O nome da operação, Bruxas de Hecate, faz referência à forma como o próprio investigado se apresentava. Hécate é uma figura da mitologia grega associada à magia e às encruzilhadas — símbolos apropriados por Derick em sua atuação criminosa.
As investigações seguem em andamento para identificar outras pessoas envolvidas no esquema.
Notícias dos Poderes
Justiça flexibiliza cautelares de investigados por desvios no TJ
Empresários, advogados e servidores foram alvos da Sepulcro Caiado, deflagrada em julho deste ano
09 de Outubro de 2025 as 08h15Pecuarista é condenado a pagar R$ 1 mi por desmate no Pantanal
Claudecy Lemes devastou 3,8 mil hectares em fazenda localizada em área de preservação no Pantanal
09 de Outubro de 2025 as 07h20Agente de limpeza passa 2 meses preso após ser confundido com ladrão de joias em MT
Justiça reconheceu erro de identificação apontado pela Defensoria Pública e determinou investigação para saber se o verdadeiro suspeito do crime usou documento falso ou possui nome homônimo.
09 de Outubro de 2025 as 07h55Justiça do Trabalho determina que 'filha de criação' receba R$ 50 mil de indenização por atuar como empregada doméstica
09 de Outubro de 2025 as 07h45Corpo de homem com as mãos amarradas é encontrado
Polícia Civil investiga o caso
08 de Outubro de 2025 as 16h33Vítima de feminicídio avisou a mãe que encontraria o namorado
O suspeito admitiu o crime dentro do quarto de um hotel e afirmou que saiu do local “tranquilo”
08 de Outubro de 2025 as 09h47Mulher é denunciada por beijar menino com 12 anos na boca em MT
Caso é investigado pela Polícia Civil
08 de Outubro de 2025 as 08h24Criança de um ano e seis meses é estuprada por parente durante almoço em família
Suspeito foi preso
08 de Outubro de 2025 as 08h21