Trâmita na câmara
Se aprovada, lei autoriza motoristas pagarem multas com doações de sangue
Política | 06 de Janeiro de 2026 as 11h 36min
Fonte: Gazeta Digital

Um projeto de lei da vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (União), apresentado na Câmara Municipal de Cuiabá ainda em dezembro, quer autorizar que motoristas infratores convertam o pagamento de multas de trânsito consideradas leves em um gesto de solidariedade. A proposta autoriza a substituição do valor de infrações pela doação de sangue ou de medula óssea nos bancos de sangue do estado.
A matéria estabelece que o benefício será facultativo, cabendo ao condutor decidir entre a doação ou o pagamento tradicional do boleto. A iniciativa foca no caráter pedagógico e social da penalidade, buscando reforçar os estoques dos hemocentros, que frequentemente operam abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para evitar o uso indiscriminado, o projeto impõe limites claros:
Cada condutor poderá converter, no máximo, duas multas por ano, aplicadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. O benefício não se aplica a veículos licenciados em outros estados, nem a multas de competência estadual ou federal.
O motorista deverá apresentar ao órgão de trânsito um comprovante oficial da doação, contendo CPF, data e assinatura do responsável técnico da unidade de saúde.
Na justificativa da proposta, a parlamentar destaca que apenas 1,8% da população brasileira é doadora regular de sangue, índice considerado baixo. Segundo o texto, a alternativa "revela-se instrumento eficaz de estímulo à cidadania, à solidariedade e à responsabilidade social", sem retirar a responsabilidade do condutor pela infração cometida.
O projeto foi protocolado em dezembro de 2025 e, ainda não passou pelas comissões temáticas da Casa. Caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito, entrará em vigor 60 dias após a sua publicação oficial.
Notícias dos Poderes
Pivetta sanciona lei que proíbe hormônios e cirurgias para mudança de sexo em menores em MT
Procedimentos passam a ser permitidos apenas para pessoas maiores de 18 anos e plenamente capazes
11 de Junho de 2026 as 08h33Entenda os próximos passos do projeto para reduzir a maioridade penal
Após aval de comissão, proposta segue para análise especial
11 de Junho de 2026 as 12h24Senado aprova uso do Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro
Segundo governo, medida pode ter impacto fiscal de até R$ 140 bilhões
11 de Junho de 2026 as 13h22Senado aprova projeto que inibe troca de bebês e tráfico de crianças no país
11 de Junho de 2026 as 08h41Senadores de MT participarão de audiência no STF sobre disputa territorial com o Pará
Flávio Dino autorizou a participação de Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes na audiência que discutirá a disputa territorial entre Mato Grosso e Pará.
10 de Junho de 2026 as 07h00Nova operação da PF expõe TJMT que já acumula 14 juízes e desembargadores afastados
Investigação que chacoalha cúpula da Justiça estadual revela lavagem de propina por meio de políticos e imóveis
09 de Junho de 2026 as 09h23Desembargadores e juíza entram na disputa por ouvidorias do TJMT
08 de Junho de 2026 as 09h47CNJ identifica magistrados que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês
Iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas nos últimos meses para aumentar a transparência e o controle sobre os rendimentos da magistratura
08 de Junho de 2026 as 08h55