Alternativa
Roupa à prova de tubarões: novo traje resiste a mordida e pode salvar surfistas
Novo material flexível e resistente pode salvar vidas, além de abrir caminho para alternativas não letais com tubarões
Política | 27 de Setembro de 2025 as 08h 29min
Fonte: Um só Planeta

Pesquisadores desenvolveram uma roupa de mergulho resistente a mordidas de tubarões, inclusive do temido tubarão-branco. O material, feito com fibras leves e polietileno de ultra-alto peso molecular, alia proteção e flexibilidade, tornando-se mais viável para uso recreativo do que os antigos trajes de malha de ferro. Imagens recentes mostram o tecido sendo testado contra um grande tubarão-branco em condições controladas. Mesmo sob a pressão da mordida, o material permaneceu intacto. As informações são do site Dailymail.
Segundo o professor Charlie Huveneers, líder do Southern Shark Ecology Group, os trajes não eliminam todos os perigos, mas podem reduzir significativamente traumas e perda de sangue em ataques: “Nossos resultados indicam que essas roupas podem salvar vidas ao diminuir os efeitos de lacerações graves e perfurações”.
O estudo testou quatro tecidos batizados de Aqua Armour, Shark Stop, ActionTX-S e Brewster. Todos se mostraram eficazes contra mordidas de tubarões-brancos e até de tigres. “Embora houvesse pequenas diferenças entre eles, todos reduziram danos críticos que normalmente resultariam em hemorragias severas ou até amputações”, explicou o pesquisador Tom Clarke, da Flinders University.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/I/d/X1gIB5TYCvpyBEkE5SUQ/oleksandr-sushko-zzbzbgy-hjo-unsplash.jpg)
Dados da Universidade da Flórida apontam que, em 2023, dobrou o número de mortes, oriundas de ataques de tubarões. Foram 10 fatalidades registradas. Os cientistas esperam que os trajes resistentes a mordidas incentivem o abandono de medidas letais contra tubarões — como abates e redes de contenção — e fortaleçam soluções de convivência.
“Nosso estudo mostrou que esses materiais podem reduzir o impacto até mesmo de mordidas severas de tubarões de 3 metros, o que abre espaço para estratégias de mitigação não letais”, reforçou Clarke. Estima-se que um milhão de tubarões sejam mortos por ano, a maioria pela prática de cortar barbatanas para sopa.
Notícias dos Poderes
'Trazer o Compol para Cuiabá foi um marco histórico', diz organizadora
Evento reuniu mais de 500 pessoas e contou com 15 palestras e paineis na última terça-feira (23.09)
28 de Setembro de 2025 as 13h25MT Construir movimenta milhões em negócios e encerra primeira edição com avaliação positiva
Com o sucesso desta edição, a MT Construir 2026 já está confirmada
27 de Setembro de 2025 as 18h48Consultores destacam ética, pesquisa e preparo como pilares da comunicação política
Antero Paes de Barros e Pedro Pinto de Oliveira estiveram no Compol Cuiabá, na última terça-feira (23.09).
27 de Setembro de 2025 as 18h28Bombeiros militares combatem incêndio em residência de Sinop
A equipe foi acionada no início da manhã e, com agilidade e estratégia, conseguiu extinguir o fogo em poucos minutos
26 de Setembro de 2025 as 16h46Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar estoque pesqueiro até dia 03
Declaração do estoque de peixes de rio, iscas vivas e peixes ornamentais é obrigatória para armazenamento e comercialização durante defeso da piracema
26 de Setembro de 2025 as 16h44Novos valores de pedágio passam a valer no sábado
Inflação e inclusão de novos investimentos no contrato de concessão compuseram o cálculo
26 de Setembro de 2025 as 15h18Idoso morre após bater carro na traseira de carreta estacionada
Vítima morreu ainda no local
26 de Setembro de 2025 as 15h04Colisão entre duas motocicletas deixa um morto
Vitimas seguiam em sentidos opostos quando houve a colisão
26 de Setembro de 2025 as 14h58