Briga de família
Riva nega uso de caixa 2 por campanha de Janaina e denuncia ameaças feitas pela esposa do irmão
Política | 13 de Maio de 2025 as 19h 21min
Fonte: O documento

ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, divulgou uma declaração pública nesta terça-feira (13) em resposta ao vídeo publicado por seu irmão, Antônio Riva, conhecido como Priminho, que acusou a campanha eleitoral da deputada estadual Janaína Riva (MDB) de 2014 de ter utilizado a conta bancária de sua esposa para movimentações financeiras não declaradas.
A polêmica teve início com a publicação de um vídeo por Antônio Riva nesta terça-feira (13), no qual ele afirmou que a conta bancária de sua esposa foi utilizada para movimentações financeiras não declaradas durante a campanha de 2014 de Janaína Riva — quando a parlamentar foi eleita pela primeira vez. As alegações rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais e geraram reação imediata de José Riva.
Em tom de desabafo, José Riva refutou categoricamente as alegações, classificando-as como "uma mentira deslavada", e lamentou a exposição pública da crise familiar. “Meu irmão, eu não posso manter um relacionamento baseado em chantagem e extorsão. Tenho um compromisso com a verdade e com a justiça”, afirmou Riva em áudio compartilhado nas redes sociais.
O ex-deputado também se dirigiu diretamente a Priminho, dizendo estar profundamente triste com a situação e reiterando que sempre procurou ampará-lo, inclusive oferecendo cuidados médicos e hospedagem. “Reitero o convite que fiz para você morar na minha casa. Ia cuidar de você até o final da vida. Mas a sua esposa, de fato, nós não podemos mais aceitar”, disse.

Segundo José Riva, os problemas familiares se intensificaram após ele alertar o irmão sobre condutas inadequadas da esposa de Priminho, o que teria desencadeado acusações e conflitos. Riva afirma que, em determinado momento, a cunhada teria ameaçado a própria filha e a filha dele. “Você tem coragem de me contar isso. E ainda diz que não contou aos seus filhos?”, questiona.
O ex-parlamentar também desmentiu qualquer irregularidade fiscal envolvendo a esposa de Priminho. “Basta consultar o CPF dela. Não tem débito nenhum na PGFN ou na Receita Federal”, garantiu.
José Riva ainda fez menção à sua irmã, identificada como Bambina, que também teria sido processada pela esposa de Priminho. “Uma das mulheres mais corretas que eu conheço”, defendeu.
Por fim, o ex-deputado lamentou o rompimento familiar e reforçou sua disposição em manter as portas abertas para o irmão, apesar dos conflitos. “Mesmo com tudo isso, eu quero te dizer: estou aqui. A sociedade juarense, o povo que conhece minha família, sabe que nós somos incapazes de fazer isso com alguém.”
A deputada estadual Janaína Riva, filha de José Riva e sobrinha de Priminho, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.
Notícias dos Poderes
Deputados do PL e União de MT votam para impedir prisões de políticos que cometerem crimes
17 de Setembro de 2025 as 12h53Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores
17 de Setembro de 2025 as 09h33Justiça Eleitoral condena PSD de Fávaro e mais dois partidos a devolverem R$ 1,5 milhão em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 07h45Veja secretários de Mendes cotados para disputar AL e Câmara
16 de Setembro de 2025 as 11h45Valdemar sobre MT: Governador e senador estão decididos, mas temos um problema lá com MDB, nora de Wellington
Segundo ele, a parlamentar tem peso eleitoral
16 de Setembro de 2025 as 07h54Polícia Federal investiga emendas PIX de Mato Grosso
16 de Setembro de 2025 as 08h47STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10