Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2022

RealTime Big Data: Moro tem 31% e Álvaro Dias, 26% para o Senado no PR

Ex-juiz aparece cinco pontos à frente do atual senador Álvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição, o que caracteriza empate técnico

Política | 21 de Julho de 2022 as 14h 39min
Fonte: Flávia Said - Metropoles

Foto: Reprodução

O ex-juiz Sérgio Moro ao lado do senador Álvaro Dias, ambos até então do Podemos, posam para foto próximo à residências oficiais dos senadores na Asa Norte. O senador sorri - MetrópolesReprodução

Segundo pesquisa TV Record/RealTime Big Data, divulgada nesta quinta-feira (21/7), o ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) lidera as intenções de voto para o Senado Federal pelo Paraná, numericamente à frente do senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição.

Em um dos cenários, Moro tem 31% das menções e Dias, 26%, cinco pontos de diferença. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, Moro oscila de 28% a 34% e Dias, de 23% a 29%, o que configura situação de empate técnico. Em um terceiro cenário que não inclui Dias, Moro chega a 41%.

Neste ano, há apenas uma vaga de senador em disputa por estado.

 

Cenário 1

Sergio Moro (União Brasil) – 31%

Álvaro Dias (Podemos) – 26%

Dr. Rosinha (PT) – 7%

Paulo Martins (PL) – 5%

Aline Sleutjes (Pros) – 2%

Guto Silva (PP) – 1%

Desiree Salgado (PDT) – 1%

Valdir Rossoni (PSDB) – 1%

Orlando Pessuti (MDB) – 0%

Elton Bars (PCdoB) – 0%

Brancos/nulos – 11%

Não sabem/não responderam – 16%

 

Cenário 2

Sergio Moro (União Brasil) – 32%

Álvaro Dias (Podemos) – 27%

Aline Sleutjes (Pros) – 4%

Guto Silva (PP) – 2%

Desiree Salgado (PDT) – 1%

Brancos/nulos – 14%

Não sabem/não responderam – 20%

 

Cenário 3

Sergio Moro (União Brasil) – 41%

Paulo Martins (PL) – 6%

Aline Sleutjes (Pros) – 5%

Guto Silva (PP) – 3%

Desiree Salgado (PDT) – 2%

Brancos/nulos – 19%

Não sabem/não responderam – 24%

Moro chegou a se filiar ao partido de Dias para a disputa eleitoral deste ano, mas acabou desistindo de concorrer ao Palácio do Planalto. Em seguida, ele migrou ao União Brasil. A pesquisa é estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.

Foram ouvidos 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 19 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código PR-06745/2022. Segundo o instituto, o nível de confiança do levantamento é de 95%.

 

Governo

A RealTime Big Data também fez simulações para a disputa ao governo. O candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD), está à frente na disputa, com 43% das intenções de voto, ante 16% do ex-senador e ex-governador Roberto Requião (PT).

Na sequência, aparecem o atual senador Flávio Arns (Podemos), com 6%; César Silvestri Filho (PSDB), 2%; e Ângela Machado (PSOL), 1%. Solange Ferreira Bueno (PMN) e Zé Boni (Agir 36) não pontuaram.

Brancos e nulos somaram 14%; 18% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nesse cenário, Ratinho Júnior seria reeleito em primeiro turno, considerando que ele tem mais pontos percentuais do que a soma de todos os outros candidatos.

Não foram simulados cenários de segundo turno para o governo do estado.