2026 é agora
PT propõe 'união progressista' em MT com com Max, Fávaro e Jayme
Deputado prevê racha na base política de Mauro
Política | 17 de Fevereiro de 2025 as 22h 52min
Fonte: FolhaMax

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defendeu a construção de uma frente ampla no campo progressista para as eleições de 2026, buscando alianças com lideranças que atualmente compõem a base do governador Mauro Mendes (UB). Entre os nomes que o petista quer no palanque, estão o senador Jayme Campos (UB), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).
“O ideal para nós seria que o Max continuasse no PSB e abraçasse o nosso projeto. Ele seria um bom nome para a disputa majoritária, mas ele tem uma relação muito forte com o interior do Estado e com o perfil mais de centro-direita, direita, e o PSB por ser um partido de centro-esquerda cria essa contradição. Hora ou outra temos ouvido essa possibilidade do Max sair do PSB e migrar para um partido de centro-direita”, disse em entrevista à Rádio Cultura FM, nesta segunda-feira (17).
O petista também destacou a importância de definir os candidatos da chapa majoritária com antecedência, aprendendo com os erros de 2022. “Toda eleição tem que servir de aprendizagem, e nosso campo progressista em 2022 demorou demais para definir nomes da nossa chapa majoritária. O que eu defendo é que, com o aprendizado de 2022, nós já definimos em 2025 os nossos nomes para 2026”, ressaltou.
Lúdio reforçou o apoio à reeleição de Carlos Fávaro ao Senado e sugeriu o nome do ex-prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio para disputar o governo estadual ou até mesmo de Max Russi ou do senador Jayme Campos. O deputado também prevê uma racha na base de Mauro Mendes devido à grande quantidade de pré-candidatos para as vagas disponíveis.
“A base do atual Governo vai sofrer alguma racha daqui até 2026 porque como é só uma vaga de Governo, uma de vice e duas ao Senado. A quantidade de nomes para todas essas cargas é muito maior do que as vagas existentes. O governador também flerta com a extrema direita e há fissuras por lá”, analisou.
Para ele, esse cenário pode abrir caminho para que lideranças do campo liberal se aproximem do projeto progressista. “Há lideranças democráticas, mesmo com o pensamento liberal, que podem vir somar conosco. O Jayme Campos é um exemplo disso e teria todas as condições de representar essa frente mais ampla como nosso candidato”.
Além das articulações para a eleição majoritária, Lúdio destacou a necessidade de fortalecer os chapas proporcionais, a fim de garantir maior representatividade no Congresso Nacional. “Precisamos organizar os chapas proporcionais também, tanto para estadual como federal. O PL elegeu quatro federais porque se concentrou. Nós tivemos a Rosa Neide com 121 mil votos que não foram reeleitos. Precisamos nos preparar para 2026 para nos reequilibrar a representação no Congresso Nacional”, concluiu.
Notícias dos Poderes
TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
28 de Abril de 2025 as 14h41STF mantém inconstitucional lei que pune invasores de terras em MT
A Corte não acatou as alegações da Assembleia Legislativa, de que o julgado que anulou a lei estaria com vícios
28 de Abril de 2025 as 13h32