Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 07 de Novembro de 2024

Menu

Política MT

PT não elege nenhum vereador em Cuiabá e deposita esperanças em Lúdio Cabral no segundo turno

Política | 09 de Outubro de 2024 as 14h 43min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

O partido do presidente Lula (PT) não elegeu nenhum dos 27 vereadores em Cuiabá, nas eleições deste ano. A única aposta do partido de esquerda agora está com Lúdio Cabral (PT), que avançou para o segundo turno ao lado de Abilio Brunini (PL), desbancando o favoritismo de Eduardo Botelho (União Brasil).

Os favoritos da sigla até tiveram boa votação, mas não formaram chapa conforme as regras eleitoral. O petista mais votado foi Robson Cireia com 2.281 votos, seguido de Leo Rondon com 1970 votos; Rose Barranco teve 1.585 votos e Edna Sampaio 3pretas Day Neusa obteve 1.488 votos. O ex-juiz federal Julier, que já chegou a disputar a prefeitura em outras oportunidades, teve apenas 1.087 votos.

Antes da abertura das urnas, os olhos estavam voltados par a Edna Sampaio, que atualmente é vereadora. Ela sofreu processos de cassação que foram revertidos na justiça e, já no período eleitoral, teve a candidatura impugnada, fazendo um novo registro em nome de uma apoiadora e concorrendo de forma coletiva afirmando que o mandato seria dividido em 3 pessoas – carregando o slogam 3pretas para a urna.

Cireia chegou a assumir a Câmara nas vezes em que Edna ficou fora devido às cassações, apesar de ser o mais votado do PT nessa eleição, também ficou fora na legislatura.

Destaque também para a votação de Rose Barranco, esposa do deputado estadual e presidente da sigla em Mato Grosso, Valdir Barranco. Apesar de não exercer cargo eletivo, conseguiu estar entre os mais votados da sigla, desbancando o advogado Julier, por exemplo.

Os nomes consolidados não foram suficiente para fazer sequer 1 cadeira na Câmara de Vereadores e o partido do presidente Lula passa a não ter representante no Legislativo Municipal de Cuiabá a partir de 2025.