Política
PSD admite desgaste de Carlos Fávaro no governo
Nos bastidores, partido já discute nome para substituir o ministro da Agricultura, desgastado depois de liberar verbas para seu reduto eleitoral
Política | 30 de Outubro de 2023 as 07h 34min
Fonte: Veja

Desde o começo do ano, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tem sido alvo de um bombardeio de intrigas, maledicências e até de dossiês que circulam dentro do próprio governo de Lula. Os ataques vêm de múltiplas direções, mas o desgaste maior é do Congresso, sobretudo depois que Fávaro enviou 130 milhões de reais do orçamento da pasta para recuperação de estradas e a compra de equipamentos para sete municípios de MT, seu reduto eleitoral.
O desgaste é tamanho que o ministro acionou o seu padrinho político, o empresário e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, para tentar uma aproximação maior com Lula. O presidente, no entanto, apesar do pedido de audiência, não recebeu a dupla no Palácio do Planalto. Fávaro já sabe que o Centrão discute sua sucessão há algum tempo, mas o problema é que agora o PSD, seu partido, também entrou na fila.
Fontes próximas à direção da sigla garantem que o partido já considera a possibilidade de o ministro ser substituído. Para não perder o comando da pasta, o PSD acionou suas lideranças. Um parlamentar da legenda conta que, em discussões internas, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, já reivindicou para si a escolha do próximo ministro. Ele justifica que contribuiu para eleição da numerosa bancada do partido na Câmara e, por isso, teria prioridade em escolher o eventual substituto. A ver.
Notícias dos Poderes
TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40