Segurança delas
Projeto prevê botão do pânico em banheiros femininos em MT
Política | 10 de Abril de 2026 as 13h 33min
Fonte: Gazeta Digital

Mato Grosso segue entre os estados com maiores índices de violência doméstica e feminicídio do país, cenário que tem reforçado a necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Diante disso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 433/2026, que propõe a instalação do chamado “Botão do Pânico” em banheiros femininos de espaços públicos sob administração do Governo do Estado.
A proposta foi apresentada durante sessão plenária realizada na terça-feira (7) e tem como objetivo oferecer um mecanismo rápido e discreto de pedido de ajuda em situações de risco, como assédio, importunação sexual ou outras formas de violência. Segundo o parlamentar, apenas o endurecimento das leis não tem sido suficiente para reduzir os casos no estado.
“Mato Grosso infelizmente lidera esse ranking nacional. Isso significa que, a cada seis dias, uma mulher é assassinada no estado. Sem contar os inúmeros casos de agressões que não chegam à morte. Precisamos focar em soluções efetivas e uma delas é o fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres”, afirmou Wilson Santos.
De acordo com o texto do projeto, a instalação dos dispositivos deverá considerar o fluxo de pessoas e a vulnerabilidade dos locais. Ao ser acionado, o botão enviaria a localização da vítima, permitindo resposta rápida das forças de segurança.
Atualmente, Mato Grosso já conta com o Botão do Pânico virtual por meio do aplicativo SOS Mulher MT, em funcionamento desde 2021. A ferramenta é disponibilizada para mulheres que possuem medidas protetivas e pode ser acionada caso o agressor descumpra a determinação judicial ou se aproxime da vítima. Quando ativado, o pedido é encaminhado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que aciona uma viatura para atendimento imediato.
Apesar disso, o sistema atende apenas quatro municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres. Dados da Polícia Judiciária Civil apontam que, em 2025, cerca de 5.500 vítimas receberam o dispositivo como medida protetiva. No mesmo período, foram registrados 53 casos de feminicídio no estado, e nenhuma das vítimas utilizava o SOS Mulher MT.
A proposta apresentada pelo deputado busca ampliar as alternativas de proteção e reforçar políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, com foco na criação de ambientes públicos mais seguros em Mato Grosso.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Servidores do TJ pedem suspensão dos descontos por devolução do ‘vale peru’
15 de Maio de 2026 as 09h58Dino marca para 26 de maio julgamento sobre aposentadoria compulsória de juízes
O processo analisado envolve um caso de agosto de 2024, de um juiz afastado do TJRJ
15 de Maio de 2026 as 09h55Max Russi mantém cautela e prioriza reeleição na ALMT após ter nome sondado ao governo
13 de Maio de 2026 as 13h57Desafio do TSE é conter uso ilegal de IA na eleição de 2026, revelou Nunes Marques
Tribunal terá o desafio de combater o uso inadequado da inteligência artificial nas eleições
14 de Maio de 2026 as 09h34Rosto inchado de Putin leva a especulações sobre estado de saúde ou mental do líder russo
13 de Maio de 2026 as 08h50Senado aprova MP da renovação automática da CNH para bons condutores
Texto segue para sanção do presidente Lula
13 de Maio de 2026 as 09h25Lula diz que criará Ministério da Segurança após Senado aprovar PEC
exto foi aprovado na Câmara e agurda votação no Senado
13 de Maio de 2026 as 08h49Dino manda TSE analisar possível uso de emendas em campanha eleitoral
Alerta foi feito ao STF por entidades que fiscalizam uso de recursos
12 de Maio de 2026 as 15h22