Falta de transparência
Presidente da AL vai recorrer contra decisão que derrubou voto secreto
Política | 21 de Maio de 2026 as 10h 23min
Fonte: Gazeta Digital

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), afirmou que irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça (TJMT) que proibiu, por inconstitucionalidade, a votação secreta em vetos governamentais. A determinação é de terça-feira (19) e alega falta de transparência com o leitor em votação sigilosa.
O deputado declarou que a decisão judicial será seguida pela ALMT enquanto recursos cabíveis junto à Procuradoria tramitem em instâncias superiores.
"Decisão judicial a gente não discute, a gente cumpre. Agora, a gente vai buscar todos os meios, todos os recursos e seguir nessa discussão", garantiu Russi em coletiva nesta quarta-feira (20).
A polêmica surgiu após um mandado de segurança do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat), que questionou as mudanças feitas no veto do Executivo ao reajuste de salários no Judiciário no final de 2025. Segundo relator do processo, desembargador Marcos Vidal, o Legislativo deve seguir o Princípio da Simetria Constitucional, operando com votações abertas, tal qual é previsto na Constituição Federal.
Max Russi ressalta ainda que a Assembleia utiliza mecanismos internos para debater sobre a manutenção do regimento e sobre a Constituição Estadual, atuando em defesa da legitimidade de normas vigentes antes da intervenção judicial. Mesmo já tendo argumentado que o Judiciário não poderia intervir em competências internas por meio de mandado de segurança.
Entenda o caso
A polêmica surgiu após um mandado de segurança do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat), que questionou as mudanças feitas no veto do ex-governador Mauro Mendes ao projeto de reajuste salarial dos servidores do Judiciário em 2025, mantido por votação secreta.
“Não há representação democrática autêntica sem transparência e prestação de contas perante a sociedade”, destacou o magistrado no voto.
Vidal destacou que o voto secreto impede que a população tenha conhecimento das decisões dos parlamentares em temas de interesse público. A decisão do TJMT declarou inconstitucional a expressão “em escrutínio secreto” da Constituição de Mato Grosso.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Avante busca nome para compor chapa com Galvan, mas projeto pode vir 'solo'
05 de Junho de 2026 as 09h23TJMT abre 3 novas vagas para desembargadores em menos de dois meses
Maria Erotides já deixou o cargo e outros dois desembargadores se aposentam até julho ao atingirem a idade limite de 75 anos
05 de Junho de 2026 as 10h20MPF orienta partidos sobre regras para pré-campanha em Mato Grosso
Recomendação alerta para limites de eventos e convenções antes do período oficial de propaganda
05 de Junho de 2026 as 10h30STF paralisa medidas ligadas à ampliação da terra indígena em MT e determina audiência de conciliação
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, atendeu parte do pedido de produtores rurais e determinou audiência para discutir o conflito pela área
03 de Junho de 2026 as 09h45Tribunal de Justiça de MT oficializa Lindote para presidente e Giraldelli para vice
Único embate real na eleição do próximo biênio será pela Corregedoria-Geral entre Helena Maria Bezerra Ramos e Rui Ramos Ribeiro
02 de Junho de 2026 as 19h19Período eleitoral restringe contratação e movimentação de servidores a partir de 4 de julho
Orientação integra cartilha elaborada pela CGE e PGE sobre vedações aos agentes públicos nas eleições de 2026
02 de Junho de 2026 as 15h00Pesquisa aponta liderança de Wellington para governo nos cenários de 1º e 2º turnos em MT
02 de Junho de 2026 as 12h57Câmara de Sinop conclui votação da LDO 2027 e aprova homenagem a movimento religioso
Vereadores também aprovaram projetos de denominação de vias, Moções de Aplauso, Requerimentos e Indicações
01 de Junho de 2026 as 23h34