Maior efetivo
Presidente da AL anuncia aval do governo para convocar 50 oficiais e mais 200 soldados da PM
Política | 20 de Maio de 2026 as 09h 57min
Fonte: O documento

O deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, usou as redes sociais para anunciar o avanço nas negociações para a ampliação do efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). Após reuniões consecutivas com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o parlamentar confirmou a sinalização positiva para a convocação de 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e mais 200 soldados aprovados no concurso.
A convocação para o CFO vai abrir 50 vagas para aspirantes a oficial da Polícia Militar. Desse total, 18 candidatos já atuam na instituição como praças e agora ingressarão no oficialato, o que reduz o impacto financeiro para o Estado. O chamamento atende a uma forte cobrança dos aprovados e busca suprir as necessidades de comando da corporação.
Além das vagas para oficiais, Russi garantiu o encaminhamento junto ao governo do estado para o chamamento de, pelo menos, mais 200 soldados da lista de aprovados. O objetivo do Parlamento estadual é colocar esses novos soldados nas ruas o mais rápido possível, direcionando o reforço do policiamento preventivo e ostensivo principalmente para os municípios do interior.
“O governador Pivetta foi muito sensível ao nosso pleito. Ele reforçou que a prioridade da gestão é o combate firme às facções e a melhoria da segurança pública nos 142 municípios de Mato Grosso. A Assembleia Legislativa fez esse pedido de forma unificada porque o fortalecimento do efetivo é a resposta que a nossa população precisa. Vamos continuar nessa luta para que essa convocação aconteça nos próximos dias”, afirmou Max.
Notícias dos Poderes
Pivetta sanciona lei que proíbe hormônios e cirurgias para mudança de sexo em menores em MT
Procedimentos passam a ser permitidos apenas para pessoas maiores de 18 anos e plenamente capazes
11 de Junho de 2026 as 08h33Entenda os próximos passos do projeto para reduzir a maioridade penal
Após aval de comissão, proposta segue para análise especial
11 de Junho de 2026 as 12h24Senado aprova uso do Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro
Segundo governo, medida pode ter impacto fiscal de até R$ 140 bilhões
11 de Junho de 2026 as 13h22Senado aprova projeto que inibe troca de bebês e tráfico de crianças no país
11 de Junho de 2026 as 08h41Senadores de MT participarão de audiência no STF sobre disputa territorial com o Pará
Flávio Dino autorizou a participação de Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes na audiência que discutirá a disputa territorial entre Mato Grosso e Pará.
10 de Junho de 2026 as 07h00Nova operação da PF expõe TJMT que já acumula 14 juízes e desembargadores afastados
Investigação que chacoalha cúpula da Justiça estadual revela lavagem de propina por meio de políticos e imóveis
09 de Junho de 2026 as 09h23Desembargadores e juíza entram na disputa por ouvidorias do TJMT
08 de Junho de 2026 as 09h47CNJ identifica magistrados que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês
Iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas nos últimos meses para aumentar a transparência e o controle sobre os rendimentos da magistratura
08 de Junho de 2026 as 08h55