Sinop
Prefeito Roberto Dorner anuncia aumento real no salário dos servidores
Os servidores terão correção inflacionária de 4,68% e mais 0,32% de aumento real a partir de janeiro
Política | 01 de Dezembro de 2025 as 16h 10min
Fonte: Assecom

O prefeito Roberto Dorner anunciou, na manhã de hoje (01), a concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) e o aumento do vale-alimentação dos servidores públicos municipais para o ano de 2026. O RGA será de 5% e, no vale-alimentação, o acréscimo será de 16,07%. Os novos valores começarão a ser pagos já na folha de janeiro de 2026. A novidade fica por conta da concessão de mais uma parcela do vale-alimentação (equivalente a um 13º do benefício), ainda em 2025, junto ao salário de dezembro.
Na prática, os reajustes funcionarão da seguinte maneira: em dezembro de 2025, todos os servidores receberão uma parcela adicional de vale-alimentação, paga junto com o salário do mês. A partir de janeiro de 2026, os servidores contarão com acréscimo de 5% no salário (sendo 4,68% de reajuste inflacionário e 0,32% de aumento real), além do aumento de 16,07% no vale-alimentação (hoje em R$ 504,00, passando para R$ 585,00 — um acréscimo de R$ 81,00).
Dorner reafirma que a decisão desses benefícios foi construída junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Câmara de Vereadores de Sinop, representando a gratidão e o reconhecimento da gestão pelo árduo trabalho desenvolvido pelos servidores da Prefeitura.
“Tem um aumento de 4,68% da inflação e nós chegamos a 5% no total, que representa 0,32% de ganho real. Concedemos também um valor de alimentação de R$ 81,00 por servidor. Então, esse aumento vai de R$ 504,00 para R$ 585,00 no vale-alimentação. E estamos concedendo também o décimo terceiro do vale-alimentação. No salário, poderíamos conceder apenas o reajuste da inflação, mas avançamos um pouquinho. Por conta da incerteza fiscal do país, estamos fazendo o que é possível, com os pés no chão. Portanto, é um trabalho para ajudar o nosso servidor, para estar junto com ele, sempre trabalhando para que possa desenvolver um grande trabalho para o nosso município”, afirmou.
O presidente do sindicato, Adriano Perotti, destaca que o aumento real salarial representa o fim de um ciclo de 13 anos sem concessão desse tipo de ganho e demonstra a boa vontade do poder público em valorizar os servidores municipais.
“O último período em que tivemos aumento real no salário foi em 2012, se eu não me engano. Apesar de ser um índice tímido, ele reflete a boa vontade da gestão em melhorar a vida do servidor público. Trabalhamos com termos técnicos, com o IPCA, e, nos últimos 12 meses acumulados até outubro deste ano, o índice ficou em 4,68%. Então negociamos com o prefeito, sentamos, conversamos e chegamos ao índice de 5%”, explicou.
Perotti ressalta que o aumento, além de melhorar imediatamente a vida do servidor, traz ganhos para a aposentadoria. “Às vezes, lá na base, o servidor pode achar que 0,32% não é quase nada para quem ganha dois ou três mil reais, mas isso vale para a vida, vale para a aposentadoria. E também temos que nos preocupar em conquistar coisas que realmente iremos receber. De nada adianta criar falsa expectativa, lutar por um aumento muito maior, o gestor conceder e, depois, criarmos problemas futuros para a própria gestão pública”, comentou.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, destaca que a concessão desses acréscimos ao salário e ao vale-alimentação é resultado de uma gestão financeira e fiscal competente, reconhecida e premiada. “É importante frisarmos que esse zelo pelas finanças públicas é um pedido do prefeito Roberto e do nosso vice Paulinho. Este ano recebemos novamente um prêmio pela qualidade fiscal e pela transparência nas finanças públicas, e isso nos permite tomar decisões como a concessão desse aumento real, atendendo ao sindicato, que vem solicitando e acompanhando sempre a questão financeira e orçamentária da Prefeitura, para que possamos dar passos seguros e reconhecer nosso servidor, que é parceiro da gestão”, comentou.
Assim como em todo investimento público, o aumento salarial, o reajuste inflacionário e a concessão da parcela adicional do vale-alimentação terão um impacto próximo de R$ 6 milhões anuais, mas esse impacto será absorvido pelo superávit gerado pela venda da folha de pagamento a um banco particular.
“Este ano realizamos a comercialização da nossa folha e, em razão disso, o prefeito reconhece que o servidor é um ativo importante da gestão. Por isso, atendendo mais uma vez a um pedido e com esse olhar humanizado do prefeito Roberto, estamos concedendo mais uma parcela do vale-alimentação, que será paga junto com o salário de dezembro”, explicou Ivete.
A secretária ainda esclarece que a parcela adicional do vale-alimentação aos servidores do Executivo Municipal foi construída junto com o Legislativo, especialmente a partir de um pedido feito pelo vereador Dilmair Callegaro. “Esse pedido veio da Câmara de Vereadores, em especial do vereador Dilmair, que levantou a causa, e o prefeito, respaldado pela qualidade fiscal e financeira da Prefeitura, atendeu, concedendo o adicional, que será inserido no pagamento de dezembro de 2025”, complementou.
Tramitação do PL
O Projeto de Lei (PL) será encaminhado pela Procuradoria Jurídica do Município (PJM) nesta semana à Casa de Leis, para tramitação normal e posterior análise e aprovação pelos parlamentares. Remídio Kuntz, presidente do Legislativo, comprometeu-se a agilizar a tramitação para garantir que a lei seja sancionada e publicada ainda este ano, assegurando os benefícios aos servidores em 2026.
“A Câmara Municipal tem apenas três sessões e existe um trâmite, tanto no jurídico quanto nas comissões permanentes, se necessário. Não tenho dúvida de que faremos uma sessão extraordinária. Já conversei com o Célio, com o Juventino e com a Sandra. São projetos importantes, e quero parabenizar o prefeito e os secretários aqui presentes por terem ouvido o sindicato. Esses projetos precisam ser votados agora para terem validade em 2026. Como Câmara Municipal, já encaminhamos um ofício ao gabinete para que haja uma pausa nos projetos dos vereadores, para focarmos nos projetos do Executivo”, afirmou.
A sanção da lei deve ocorrer até o dia 23 de dezembro, antes do período festivo e do recesso do Poder Executivo Municipal.
Notícias dos Poderes
Avante busca nome para compor chapa com Galvan, mas projeto pode vir 'solo'
05 de Junho de 2026 as 09h23TJMT abre 3 novas vagas para desembargadores em menos de dois meses
Maria Erotides já deixou o cargo e outros dois desembargadores se aposentam até julho ao atingirem a idade limite de 75 anos
05 de Junho de 2026 as 10h20MPF orienta partidos sobre regras para pré-campanha em Mato Grosso
Recomendação alerta para limites de eventos e convenções antes do período oficial de propaganda
05 de Junho de 2026 as 10h30STF paralisa medidas ligadas à ampliação da terra indígena em MT e determina audiência de conciliação
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, atendeu parte do pedido de produtores rurais e determinou audiência para discutir o conflito pela área
03 de Junho de 2026 as 09h45Tribunal de Justiça de MT oficializa Lindote para presidente e Giraldelli para vice
Único embate real na eleição do próximo biênio será pela Corregedoria-Geral entre Helena Maria Bezerra Ramos e Rui Ramos Ribeiro
02 de Junho de 2026 as 19h19Período eleitoral restringe contratação e movimentação de servidores a partir de 4 de julho
Orientação integra cartilha elaborada pela CGE e PGE sobre vedações aos agentes públicos nas eleições de 2026
02 de Junho de 2026 as 15h00Pesquisa aponta liderança de Wellington para governo nos cenários de 1º e 2º turnos em MT
02 de Junho de 2026 as 12h57Câmara de Sinop conclui votação da LDO 2027 e aprova homenagem a movimento religioso
Vereadores também aprovaram projetos de denominação de vias, Moções de Aplauso, Requerimentos e Indicações
01 de Junho de 2026 as 23h34