Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 29 de Maio de 2025

Menu

Operação Sisamnes

Polícia Federal prende 5 pessoas por envolvimento na morte de Zampieri

Organização criminosa se autodenominava C4: Comando de Caça Comunistas, Corruptos e Criminosos

Política | 28 de Maio de 2025 as 10h 13min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a 7ª Fase da Operação Sisamnes, com o intuito de investigar os possíveis mandantes e eventuais coautores do homicídio do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023 em Cuiabá.

Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu a existência de uma organização criminosa responsável pela prática de crimes como espionagem e homicídios sob encomenda.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de monitoramento eletrônico, seis mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, além das medidas cautelares de recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato e saída do país, incluindo o recolhimento dos passaportes.

Durante a investigação do 'Comando C4' - "Comando de Caça Comunistas, Corruptos e Criminosos", grupo preso pelo assassinato do advogado Roberto Zampieiri, em Cuiabá e que está envolvido em espionagem e homicídios sob encomenda, a Polícia Federal encontrou anotações que citam autoridades brasileiras.

Em análise dos documentos apreendidos durante outras fases da Operação Sisamnes, a PF encontrou registros, manuscritos, com menções sobre parlamentares do Congresso Nacional e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O C4 era formado por militares ativos e da reserva, além de civis. A Polícia Federal classificou que o grupo está envolvido em crimes graves.

A PF descobriu ainda que a organização tinha, impresso, uma tabela com valores atribuídos aos crimes de homicídios. O valor variava conforme a função da vítima, quanto mais 'importante' ela era, mais caro seria.

Os 5 alvos de prisão preventiva, são: Anibal Manoel Laurindo, Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, Antônio Gomes da Silva, Hedilerson Fialho Martins e Gilberto Louzada da Silva.

Aníbal, Etevaldo, Hedilerson e Antônio já estão presos pelo crime. Produtor Rural Aníbal, de 73 anos, é o mandante do assassinato. Coronel Luiz Caçadini é o financiador. Antônio é o atirador que matou Zampieri e Hedilerson é o intermediário - ele emprestou a pistola 9mm para Antônio matar o advogado.