Eleições 2024
PL destitui Rosana da presidência para selar apoio a Dorner
Executiva estadual esvaziou o diretório de Sinop que será recomposto com indicados pelo prefeito
Política | 03 de Maio de 2024 as 19h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Com uma canetada, a direção do PL em Mato Grosso destituiu o diretório do partido em Sinop. A decisão remove a ex-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli do posto de presidente do PL local – cargo que ocupou nos últimos 12 anos, desde que se filiou ao partido.
O assunto veio a público através de uma nota emitida por Rosana. Segundo ela, dar publicidade a ordem da presidência estadual do PL foi seu último ato como presidente do partido em Sinop.
Como a decisão da executiva estadual do PL não foi justificada, especulações e ilações começaram a ser feitas sobre as razões que provocaram o expurgo. Alguns veículos de comunicação trataram a decisão como a consequência de um desgaste provocado pela filiação do prefeito de Sinop e candidato a reeleição, Roberto Dorner, que teria deixado lideranças do PL descontentes.
Ao GC Notícias, Rosana disse que a decisão do partido atende a um pedido de Dorner afim de garantir a sua candidatura a prefeito pelo PL. “O partido tem uma hierarquia e Roberto queria uma garantia de que sua candidatura seria aprovada na convenção. Eu entendo isso perfeitamente e aceitei a decisão sem mágoa. É um ciclo que se fecha”, declarou Rosana.
A ameaça a Dorner em uma convenção conduzida pelo atual diretório seria a aprovação da candidatura da própria Rosana para prefeitura de Sinop. Inicialmente, apenas Rosana seria afastada da presidência, mas o partido optou por refazer todo o diretório, blindando assim a candidatura de Dorner.
A manobra do PL estadual é muito similar ao que ocorreu em 2020. Rosana já estava com sua campanha na rua para a reeleição, quando o senador Wellington Fagundes chegou na cidade, fez um discurso dúbio no palanque da ex-prefeita e terminou a noite na convenção do PRB, anunciando que o PL apoiaria a candidatura de Dorner.
A nova comissão provisória do PL de Sinop deve ser constituída com as indicações feitas pelo candidato a reeleição.
Já Rosana pretende focar agora em fazer cumprir os acordos pretéritos para que possa assumir por 4 meses a vaga de Wellington no Senado Federal – já que ela é suplente.
Notícias dos Poderes
TJMT terá quatro novas vagas de desembargador; juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40