Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 05 de Maio de 2025

Menu

Eleições 2022

Pesquisa aponta favoritos para deputado federal

Juarez e Allan Kardec foram os mais citados na primeira amostragem

Política | 01 de Setembro de 2022 as 09h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

O Instituto Gazeta Dados divulgou nesta quinta-feira (1), a primeira pesquisa avaliando as preferências de voto para deputado federal em Mato Grosso, nas eleições 2022. Embora a maioria esmagadora – 79% dos entrevistados – ainda não tenha escolhido um candidato, a amostragem traça uma noção de quem são os nomes favoritos da disputa.

O ex-prefeito de Sinop e candidato a reeleição, Juarez Costa (MDB), foi o mais lembrado pelo eleitorado. Ele somou 3,59% das intenções de voto. Em segundo lugar está o professor e deputado estadual, Allan Kardec (PSB) com 2,09%. Em 3º, outro candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro Neto (MDB), com 1,42%. “Emanuelzinho” é filho do prefeito de Cuiabá, cuja esposa, Márcia Pinheiro (PV), é candidata ao governo do Estado.

O ex-vereador de Cuiabá, Abílio Junior (PL), e a advogada e ex-secretária de assistência social de Cuiabá, Mara Araújo (Podemos), tem 1%. Os demais nomes citados tiveram menos de 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada na modalidade espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos. A coleta de dados foi realizada pelo Instituto Gazeta Dados entre os dias 26 a 28 de agosto. A pesquisa ouviu 1080 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey com realização de entrevistas, utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso. A consulta abrange 45 municípios de todas as regiões do Estado.

A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características sócio econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010, do IBGE, do PNAD 2021 e TRE-MT 2022. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-07674/2022.