Eleições 2020
Para o MP, fala de Dalton contra Juarez é liberdade de expressão
Candidato a vice-prefeito disse no programa eleitoral que o seu adversário mente
Política | 23 de Outubro de 2020 as 18h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

A “mentira” dos programas eleitorais para prefeito de Sinop continua sendo debatida pela justiça, que tem se manifestado de forma diferente a cada caso. Ontem, quinta-feira (22), o promotor público, Luiz Gustavo Mendes de Maio, em seu parecer, disse que o candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), cometeu injúria ao se referir ao adversário Juarez Costa (MDB), como “mentiroso” (clique aqui para ver a notícia).
Hoje, sexta-feira, em uma representação similar, o entendimento do Ministério Público foi diferente. O caso é referente ao programa eleitoral exibido pela campanha de Dorner na noite de quarta-feira (21). O jurídico da campanha de Juarez entrou com uma representação, entendendo que o material de campanha ofendia a honra do candidato e, portanto, tratava-se de campanha irregular.
No programa em questão, o candidato a vice-prefeito, Dalton Martini (Patriota), afirmava: “Essa não é a primeira, não vai ser a segunda, nem a terceira vez, que Juarez Costa vem mentir pra vocês”.
Para o promotor, a fala de Dalton está conectada a discussão de um assunto de interesse público e eleitoral – no caso a concessão dos serviços de água e esgoto. “Foi possível constatar que elas [as declarações de Dalton], não têm o condão de caracterizar uma ofensa ao representante [Juarez], ou seja, não se tratam de imputações caluniosas, difamatórias, injuriosas ou manifestamente inverídicas”, relatou Mendes de Maio.
A posição do MP é de que o discurso de Dalton replicado no programa eleitoral alvo de ação judicial respeitou os limites da liberdade de expressão e opinião. Ou como redigiu o promotor, “podemos verificar que elas configuram críticas, inerentes ao embate político, às afirmações feitas pelo representante em suas propagandas eleitorais”.
Mendes de Maio disse que não se pode confundir a imputação da pecha de “Mentiroso”, não utilizada no caso em tela, com a afirmação de que o representante mente ao se manifestar acerca de determinados fatos. O promotor também discorreu sobre ser impossível determinar, de pronto, se as declarações são ou não inverídicas.
O parecer do MP integra a representação eleitoral movida por Juarez contra a campanha de Dorner. O caso ainda será julgado pelo juiz eleitoral da 22ª Zona Eleitoral, Mario Machado.
Notícias dos Poderes
Vice-prefeito Paulinho Abreu representa Sinop no 1º Encontro Regional de Prefeitos e Primeiras-Damas do Turismo
12 de Maio de 2025 as 08h45Mauro responde insinuações de Janaina Riva e coloca mais fervura na desgastada relação política
Governador envolve a mãe de deputada em acusações de corrupção. Janaina diz que governador tem debilidades e traumas pessoais e muitos problemas de seu governo a serem explicados
11 de Maio de 2025 as 17h25Prefeito nomeia novo secretário de obras
Ex-vereador de Vera conduzirá a pasta que cuida da infraestrutura de Sinop
09 de Maio de 2025 as 14h18TSE anula eleições do TRE-MT e Serly deve ser declarada presidente
08 de Maio de 2025 as 11h06Janaina cobra emendas e desafia Mendes a vir para a arena da disputa eleitoral
Deputada frisa que ostentação se tornou prioridade da atual gestão e condena gastos de R$ 2 bilhões com obras do Parque Novo Mato Grosso
07 de Maio de 2025 as 21h05Mato Grosso poderá ter 10 deputados federais e 30 estaduais eleitos em 2026
Câmara dos Deputados aprova projeto de lei complementar que corrige distorção AP
06 de Maio de 2025 as 21h36Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
06 de Maio de 2025 as 07h30Emanuelzinho assume Comissão de Orçamento e pode relatar Saúde ou Educação
Comissão que define R$ 5,7 trilhões tem Emanuelzinho como titular e possível relator de áreas essenciais
05 de Maio de 2025 as 17h00