Absolvido
Padre que matou ladrão de igreja é absolvido em júri popular
Ladrão tinha acabado de furtar 3 moletons e uma camiseta da casa paroquial
Política | 15 de Abril de 2024 as 09h 20min
Fonte: G1

O Tribunal do Júri absolveu o padre Gustavo Trindade dos Santos, acusado de matar atropelado Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, suspeito de furtar a casa paroquial de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em maio de 2022. A promotoria pode recorrer da decisão.
Em julgamento realizado nesta sexta-feira (12), no Fórum da cidade, o réu respondia pelo crime de homicídio qualificado, mas foi inocentado da acusação.
Ângelo morreu, no dia 27 de julho de 2022, por complicações decorrentes do atropelamento, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). Segundo o boletim de ocorrência, o homem atropelado furtou a casa paroquial da Igreja São Sebastião arrombando uma das janelas. Ele fugiu do local levando três moletons e uma camiseta. Vídeo mostra momento do furto.
Até a publicação desta reportagem, a promotoria ainda não havia informado se iria recorrer da sentença.
Relembre o caso
Uma câmera de segurança flagrou o atropelamento na Avenida Tiradentes. Nas imagens, é possível ver o momento em que o carro atinge Ângelo, que é arremessado. A vítima do atropelamento ficou internada na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo e, depois, na Santa Casa de Ourinhos (SP). Ângelo apresentava sequelas como perda de massa muscular, dificuldade para comunicação e necessidade de uso de fraldas.
Ele chegou a ter alta médica para tratamento domiciliar, mas, nas semanas antes de sua morte, foi necessária uma nova internação. Após o óbito, a diocese de Ourinhos informou, por meio de nota, que lamentava o ocorrido e que se solidarizava com a família e os amigos de Ângelo.
Com a morte dele, segundo o delegado Valdir de Oliveira, que investigou o caso, novas perícias foram realizadas para esclarecer se o óbito esteve diretamente relacionado com o atropelamento. Essa tese foi confirmada por um médico legista.
InterrogatórioA TV TEM teve acesso, com exclusividade, ao vídeo do interrogatório do padre à polícia, no qual o religioso deu a sua versão sobre o caso. Ele só foi ouvido no dia 9 de junho de 2022, porque não compareceu à sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), na capital paulista, quando foi intimado pela primeira vez. Quatro dias depois, ele ainda participou de uma missa.
Mesmo assim, o inquérito policial foi concluído, mas o MP solicitou a oitiva do padre para poder avaliar melhor o caso. Durante o interrogatório, o padre afirmou que havia terminado de celebrar um casamento, quando, na saída, escutou o alarme da casa paroquial e avistou um homem pulando o muro e fugindo do local.
O padre disse, na oitiva, que ele e a pessoa que o acompanhava no carro chegaram a pedir para o homem parar durante a perseguição. No entanto, as imagens que flagraram o atropelamento mostram os vidros do carro fechados durante todo o trajeto.
Ainda conforme o frei, ele encontrou um caminho para fechar o homem, mas, quando ele entrou com o carro na calçada para pará-lo, o suspeito do furto na igreja se jogou sobre o capô do veículo.
Além disso, o padre afirmou, no interrogatório, que foi embora após o atropelamento porque temeu a possibilidade do homem estar armado. Ele também disse que, ao perceber a presença de pessoas na rua onde ocorreu o acidente, pediu a elas que chamassem a polícia.
Após o atropelamento, o padre contou que foi até o convento onde morava, guardou o carro, que pertence à diocese de Ourinhos, e viajou para Ribeirão Preto (SP), onde iria aproveitar o Dia das Mães e o próprio aniversário no dia posterior.
A mãe do homem suspeito de furtar a igreja e que morreu atropelado após ser perseguido pelo padre entrou na Justiça pedindo uma indenização de R$ 1 milhão.
Na ação, ajuizada na 3ª Vara Cível no Foro de Santa Cruz do Rio Pardo, além de cobrar o valor do padre, o pedido também é direcionado contra a diocese de Ourinhos, responsável pela gestão da paróquia onde o frei Gustavo Trindade dos Santos atuava até o atropelamento. Segundo o pedido, os valores requeridos foram estipulados com base na expectativa de tempo de vida e de extensão de danos para a mãe.
Investigação
Durante as investigações, a polícia descobriu que o frei Gustavo, apesar de habilitado, deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. A defesa do padre mostrou um documento da União Europeia que o autorizava a dirigir. O aceite, do tempo em que ele morava na Espanha, no entanto, não é válido em território nacional.
Nas duas vezes em que a polícia fez pedidos de prisão preventiva, contudo, o Ministério Público se posicionou contra e eles foram negados pela Justiça. Já o homem atropelado, Ângelo, chegou a ser preso em flagrante no dia do atropelamento, mas estava sendo investigado em liberdade até sua morte.
Notícias dos Poderes
Mulher tenta matar a própria filha após fracasso no 'Jogo do Tigrinho'
Jovem deu 15 facadas na filha e atentou contra a própria vida em seguida. Ela alegou estar sofrendo ameaças de agiotas após dívidas no jogo
27 de Maio de 2025 as 12h02Defesa de procurador da AL acusado de matar morador de rua recorre ao STJ para revogar prisão
27 de Maio de 2025 as 11h55Juiz não aceita laudo de insanidade mental e decreta preventiva de PM que matou esposa
Ricker Maximiano de Moraes foi autuado em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva
26 de Maio de 2025 as 21h11Empresário faz vídeo expondo traição de mulher e se mata na Cuiabá-Manso
Eli Pinheiro era dono do Frango na Brasa
27 de Maio de 2025 as 09h03Passageiro de ônibus é preso pela PM por suspeita de estupro de vulnerável em MT
Abuso teria sido praticado enquanto a mãe da menina cochilava na viagem
27 de Maio de 2025 as 07h26Neta desvia R$ 200 mil do avô e culpa Lula por sumiço do dinheiro
27 de Maio de 2025 as 07h35Menino de 9 anos morre baleado pelo irmão de 15 no interior
Acidente aconteceu no sábado (24) em uma propriedade rural de Nova Santa Helena
26 de Maio de 2025 as 17h05Criança de 2 anos sofre tentativa de sequestro durante passeio com a mãe e avó em Cuiabá
Mãe da vítima relatou que estava fazendo caminhada na praça, quando foi rendida pelo suspeito na praça do bairro Pedra 90
26 de Maio de 2025 as 15h20