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Mercado

Os 5 carros usados com menor desvalorização do Brasil por até R$ 120 mil

Reunimos em lista modelos bem avaliados pelo mercado e que perdem pouco valor ao passar dos anos

Política | 30 de Maio de 2025 as 08h 25min
Fonte: Auto Esporte

Foto: Divulgação

Para quem planeja fazer um bom negócio e não perder dinheiro ao adquirir um usado, escolher um modelo bem avaliado pelo mercado é um dos aspectos mais importantes. Nesse sentido, é preciso ficar atento ao índice de desvalorização, que representa a perda de valor que um carro sofre devido ao uso, idade, desgaste e outros fatores. O cálculo toma como base a diferença entre o preço do carro no ano anterior e o valor no ano seguinte.

Autoesporte usou a Tabela Fipe, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para apurar dados de desvalorização de diversos veículos à venda. A partir disso, reunimos em lista cinco diferentes modelos de até R$ 120 mil com baixos índices de depreciação para quem está de olho em um veículo do tipo.

 

Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT - Desvalorização de 3,73%

O SUV compacto da Chevrolet está entre os veículos que menos perdem valor. De um ano para o outro, o modelo depreciou apenas 3,73% em relação ao valor de tabela, alcançado preço médio de R$ 112.811 após um ano de uso.

A versão em questão é a Turbo AT, posicionada na base do catálogo e equipada com motor 1.0 turbo de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática de seis marchas.

O modelo oferece de série direção elétrica, ar-condicionado, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, central multimídia MyLink, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura, rodas de 16 polegadas e outros. O porta-malas acomoda até 393 litros.

 

Honda City LX Sedan - Desvalorização de 4,20%

A Honda é conhecida no mercado por ter fama de “segurar preço”, e com o City Sedan não é diferente. O modelo na versão LX sofreu desvalorização de apenas 4,20% de um ano para o outro, registrando preço médio de R$ 112.985.

Nesta configuração, o sedã compacto oferece de série airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, volante multifuncional, central multimídia e mais.

Sob o capô, o motor 1.5 aspirado flex entrega 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT. Dados de fábrica indicam consumo de até 15,7 km/l na estrada com gasolina. O porta-malas de 519 litros é um dos destaques do carro.

 

Jeep Renegade 1.3 Turbo - Desvalorização de 4,37%

 

Jeep Renegade de entrada é a versão que menos perde valor, aponta levantamento — Foto: Cauê Lira/Autoesporte
Jeep Renegade de entrada é a versão que menos perde valor, aponta levantamento — Foto: Cauê Lira/Autoesporte

A versão de entrada do Jeep Renegade, chamada apenas de 1.3 Turbo, também registra baixa desvalorização. De um ano para o outro, o modelo depreciou cerca de 4,37%, registrando valor médio de R$ 116.603.

Embora seja uma configuração de entrada, oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, freios a disco nas quatro rodas, computador de bordo, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, faróis e lanternas full LED, direção elétrica e ar-condicionado.

Sob o capô, o motor 1.3 T270 entrega 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. O consumo é de 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, além de 11 km/l e 12,8

 

Volkswagen T-Cross Sense - Desvalorização de 5,10%

 

Líder do segmento de SUVs compactos se destaca pela baixa desvalorização — Foto: Divulgação
Líder do segmento de SUVs compactos se destaca pela baixa desvalorização — Foto: Divulgação

Líder do segmento de SUVs compactos no Brasil, o Volkswagen T-Cross tem baixa desvalorização. De um ano para o outro, a depreciação registrada foi de 5,10%, com preço médio de R$ 112.587 para a versão básica Sense.

 

São oferecidos itens como seis airbags (frontais, laterais e cortina), sensores de estacionamento traseiros, assistente para partida em subidas e controlador de velocidade, ajuste de altura e de profundidade do volante, direção elétrica, vidros elétricos, alarme e outros.

O conhecido motor 1.0 TSI tem até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. O Inmetro divulga consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, números apontam 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

 

Peugeot 208 Active - Desvalorização de 5,56%

 

Peugeot 208 tem conseguido manter baixos índices de depreciação — Foto: Murilo Góes
Peugeot 208 tem conseguido manter baixos índices de depreciação — Foto: Murilo Góes

Os carros da Peugeot têm conseguido manter baixos índices de desvalorização e o compacto 208 é a prova disso. De um ano para o outro, o modelo na versão Active depreciou apenas 5,56%, alcançado preço médio de R$ 78.231.

A configuração em questão oferece itens como equipamentos central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento, câmera traseira, ar-condicionado, direção elétrico, volante com regulagem de altura e outros.