Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 07 de Dezembro de 2023

Menu

Aptos a votar

Número de eleitores de Mato Grosso chega a 2,5 milhões

Em dez anos, o crescimento foi de 15,5%, segundo dados divulgados pelo TRE nesta quarta-feira

Política | 19 de Julho de 2023 as 15h 41min
Fonte: Assessoria TRE

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mato Grosso atingiu nesta quarta-feira (18) a marca de 2,5 milhões de eleitores aptos ao voto. Somente entre janeiro e junho de 2023, o eleitorado teve um aumento de 29 mil pessoas, número 101% maior que o registrado nos primeiros seis meses de 2021 (ano não eleitoral).

A expectativa é que este número aumente consideravelmente até as eleições de 2024, já que o Cadastro Eleitoral só fechará no início de maio.

No fechamento do Cadastro Eleitoral de 2022 (janeiro a maio), ano eleitoral, Mato Grosso ampliou o eleitorado em 227,5 mil.

Já no fechamento de 2020, o Estado teve um crescimento de 159 mil pessoas aptas a votar.

Nos últimos 10 anos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) registrou um aumento de 15,5% no eleitorado, saindo de 2.163.667 em 2013 para os atuais 2.500.710 eleitores.

“Nós temos realizado uma série de mutirões e pedido para população não deixar para buscar o atendimento da Justiça Eleitoral na última hora. Temos muito tempo para o fechamento do Cadastro Eleitoral, porém, os últimos meses são historicamente marcados pelo transtorno das filas. Felizmente, a população tem ouvido este chamado, prova disso é que neste ano atendemos mais que o dobro de eleitores em relação ao ano de 2021, quando não há o apelo da proximidade das eleições”, afirmou a presidente do TRE, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

 

Biometria

A Justiça Eleitoral retomou no mês de abril o cadastramento biométrico de eleitores. A coleta da digital havia sido suspensa há três anos em função da pandemia de Covid-19.

A expectativa do TRE é iniciar o cadastramento biométrico em todos os municípios do Estado. Do total, cerca de dois milhões de eleitores já possuem sua biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Quem ainda não fez a biometria, é necessário ir até o cartório ou posto eleitoral mais próximo.

Para consultar a situação eleitoral ou efetuar outros serviços online, basta acessar o site www.tre-mt.jus.br. Dúvidas também podem ser sanadas pelo 0800 647 8191.