Eleições 2022
‘‘Não sou vaca de presépio. Vou brigar pelas minhas convicções até o final’’, diz candidato
Ex-secretário de Saúde diz que quer ser deputado para garantir a continuidade dos projetos da gestão
Política | 09 de Agosto de 2022 as 19h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

Nesta segunda-feira (8), o ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, esteve em Sinop, onde promoveu um encontro com apoiadores e simpatizantes. O evento faz parte de uma caminhada pelo interior que Gilberto fará a fim de dialogar com os eleitores, buscando viabilizar a sua candidatura a deputado estadual.
Horas antes da reunião, Gilberto esteve na redação do GC Notícias, onde falou sobre seu projeto, suas aspirações e motivações para se lançar deputado. Membro do União Brasil – um dos maiores partidos do Estado, que trabalha com a expectativa de eleger 7 deputados – Gilberto tem sua base política em Cuiabá, onde já se elegeu como vereador. Para alcançar a Assembleia, o candidato precisa expandir essa base. “Nenhum deputado vai se eleger apenas com os votos de sua cidade. É preciso abraçar uma porção maior de eleitores. Além disso, quem quiser ser um deputado estadual de fato, precisa ter contato com a população de todo Estado”, justificou.
Gilberto aposta na sua gestão como secretário de saúde como seu “cartão de visita” para se apresentar ao eleitor e pedir seu voto. Durante o tempo que conduziu a pasta – enfrentando uma pandemia – Gilberto acabou fazendo contato com gestores em todo o Estado. Desse trabalho, resultaram alguns dividendos políticos. O candidato disse que tem apoiadores em pelo menos 50 cidades de Mato Grosso. São pessoas que endossam sua candidatura e que devem atuar como cabos eleitorais durante a campanha. Uma parte significativa desse grupo são pessoas ligadas à saúde.
Integrante do núcleo político de Mauro Mendes, Gilberto não apenas defende a reeleição do governador, como acredita que a gestão foi exemplar. Ele cita como exemplo a recuperação fiscal do Estado, que deixou de ser um acumulado de dívidas em aberto, para ter saúde financeira e fazer investimentos nos 141 municípios. “Somente na Saúde, além de pagar as contas, pagar os salários em dia e gerenciar a pandemia tratando os municípios de forma igual, ainda repassamos mais de R$ 1,5 bilhões para os municípios. Apenas na saúde”, afirma.
Gilberto também enaltece a postura do governo. “Fizemos um pacto, no começo da gestão, com o governador e todo o secretariado, de que não prometeríamos nada que não fossemos cumprir. Tomamos medidas duras, mas foram decisões técnicas, elegendo prioridades e trabalhando para que os programas públicos fossem executados”, argumenta Gilberto.
Para o candidato, as eleições são uma oportunidade dos eleitores escolherem pessoas capacitadas para ocupar o serviço público. “Esse é o momento em que nós vamos contratar os nossos gerentes. Não estamos escolhendo um noivo para nossa filha. Estamos escolhendo as pessoas que vão administrar o nosso dinheiro, que é muito. São R$ 32 bilhões”, declarou Gilberto, referindo-se ao orçamento de Mato Grosso. “Na hora de votar pergunte, se você contrataria essa pessoa como seu gerente”, completou.
Mas na prática, quem “gasta” esse dinheiro é o Executivo e Gilberto concorre a uma vaga ao Legislativo – a quem cabe aprovar os projetos de lei e fiscalizar o governo. Questionado se ele, uma vez eleito, será capaz fiscalizar com rigor o governador que é do seu grupo político, Gilberto retrucou. “Não sou uma vaca de presépio. Tenho vontade e opinião própria. Eu reconheço que o governo também tem falhas, que precisam ser corrigidas... Eu apoio o governo do qual fiz parte e acho que Mauro merece a reeleição, para dar continuidade nesse trabalho que está fazendo bem para o Mato Grosso. Eu vou atuar como deputado para que esses projetos sejam respeitados, para que os programas que fizemos sejam seguidos. Eu tenho as minhas convicções e vou brigar por elas até o final”, respondeu.
Para Gilberto é crucial que a estrutura de saúde de Cuiabá seja ampliada. Ele está discursando sobre isso no interior porque acredita que a capital ainda é o grande gargalo e, da forma como está, acaba impactando o sistema de saúde de todo Estado. O candidato também defende o fortalecimento das estruturas hospitalares municipais, passando para os prefeitos a responsabilidade que lhes cabe. “O Estado é quem socorre os municípios. A falta de estrutura para média e baixa complexidade faz com que os Hospitais Regionais se sobrecarreguem. A função dos hospitais regionais é a Alta Complexidade. O que precisamos é ajudar os municípios a conseguirem realizar as suas atribuições, da média e baixa complexidade”, justificou.
Candidato a secretário?
Se por um lado Gilberto tem vantagem frente aos outros candidatos a deputado estadual por ter sido secretário e ter credenciais no serviço público para mostrar, por outro ele precisa vencer a desconfiança do eleitorado que acha que vai votar em um deputado que vai entregar o cargo para trabalhar no Executivo.
O GC Notícias questionou Gilberto sobre isso. “Eu já era político quando me tornei secretário. Na vida, você tem pretensões. Não estou sendo candidato apenas para fazer figuração. Nesse tempo como secretário e também como funcionário público eu adquiri conhecimento que vai me permitir atuar bem como deputado”, respondeu. “Eu não trabalhei para concorrer como deputado e depois virar secretário”, completou.
Mas e se Mauro Mendes se reeleger e chamar Gilberto para seu time de “técnicos”? “Se depender de mim quero ser deputado. Eu acredito que já tenha dado minha contribuição como secretário e que agora possa ser útil no legislativo”, terminou Gilberto.
Notícias dos Poderes
Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
05 de Maio de 2025 as 11h03Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30