Operação Última gota
MPF denuncia integrantes de rede que fornecia combustível para garimpo ilegal na TI Sararé
Política | 10 de Abril de 2026 as 13h 11min
Fonte: O documento

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro pessoas acusadas de integrar rede criminosa estruturada para o fornecimento contínuo de combustível destinado ao fomento do garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso. O processo criminal é desdobramento direto da Operação Última Gota, iniciada em fevereiro. Um dos denunciados está foragido.
As investigações revelaram que a fazenda utilizada pelo grupo operava como um autêntico posto de abastecimento clandestino. Durante as diligências, os agentes de fiscalização localizaram um tanque com capacidade para 15 mil litros de diesel e uma infraestrutura análoga a um estabelecimento comercial para atender garimpeiros, os quais detinham livre acesso à propriedade. Imagens aéreas registraram o transporte de galões de combustível por uma via que conectava a fazenda diretamente às frentes de extração ilícita no interior da terra indígena.
A análise das notas fiscais e sistemas de rastreamento de frotas evidenciou que as aquisições de diesel ocorriam de forma fracionada, com o nítido escopo de burlar a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O esquema criminoso valia-se de "laranjas" para a formalização das transações, blindando o verdadeiro coordenador do esquema. Apenas em um único mês, o volume adquirido alcançou 260 mil litros de diesel, quantitativo incompatível com a atividade rural declarada.
Na denúncia, o MPF sustenta a existência de uma associação criminosa, apontando que, entre setembro de 2023 e fevereiro de 2026, o grupo armazenou, transportou e comercializou aproximadamente 5 milhões de litros de diesel, perfazendo uma movimentação financeira superior a R$ 26 milhões. Destaca-se que o tempo de atuação no esquema variou entre os denunciados.
O MPF qualificou as condutas nos delitos de associação criminosa, usurpação de patrimônio da União, extração ilegal de recursos minerais com dano ambiental, além do armazenamento e comercialização de substância nociva ou perigosa e posse irregular de arma de fogo e munições.
A denúncia já foi parcialmente recebida pela Justiça Federal, admitindo o prosseguimento da ação penal quanto aos delitos ambientais, patrimoniais e de associação criminosa.
Embora três prisões preventivas tenham sido inicialmente decretadas e duas delas realizadas na Operação Última Gota para resguardar a ordem pública e a ordem econômica, o apontado líder da associação criminosa foi colocado em liberdade. A soltura foi determinada por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em habeas corpus. O tribunal substituiu a prisão preventiva por outras medidas cautelares. Um dos réus, contudo, permanece preso.
O processo segue sob sigilo judicial para preservar o aprofundamento das linhas investigativas ainda em curso.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Gratuita, cheia e com fila de espera: o que é a ADRA e o que ela faz em Sinop
erca de 160 pessoas passam diariamente pela entidade, que opera com todas as vagas ocupadas e mantém mais de 100 crianças na fila de espera
05 de Junho de 2026 as 17h43Pastor desvia R$ 4 mi de cartório e paga agiotas, dízimo e carros de luxo
Ele foi condenado pela Justiça a fazer a devolução do valor
05 de Junho de 2026 as 16h21Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
Legislação alcança apenas os bons condutore
05 de Junho de 2026 as 14h50Águas de Sinop recebe visita do prefeito Roberto Dorner e da AGER na Estação de Tratamento de Esgoto
Encontro destacou os avanços do saneamento no município e a capacidade da ETE Teles Pires de acompanhar o crescimento de Sinop
05 de Junho de 2026 as 14h25Investigação sobre lobista de MT descarta envolvimento do STF
Procuradoria-Geral da República denunciou lobista, um ex-chefe de gabinete e um ex-servidor em caso
05 de Junho de 2026 as 09h08Conheça 1° aeroporto para OVNIs construído em cidade de MT cercada por relatos de extraterrestres
Todos os anos, moradores e entusiastas da ufologia se reúnem no local para fazer uma vigília na expectativa de presenciar aparições no céu, o que ainda não aconteceu.
05 de Junho de 2026 as 08h11