Decisão
Moraes decreta perda de mandato de Zambelli
Decisão anula votação da Câmara que preservou o exercício do cargo da parlamentar
Política | 12 de Dezembro de 2025 as 08h 13min
Fonte: Isto é
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou a decisão da Câmara dos Deputados e decretou perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Na decisão, o magistrado afirmou que a perda de mandato parlamentar está expressamente prevista na Constituição e que a decisão da Câmara dos Deputados deve ser apenas vinculada, sem espaço para nova deliberação pelos parlamentares. Na prática, diz o ministro, cabe aos deputados apenas cumprir a cassação já decidida pelo STF.
“Trata-se de ATO NULO, por evidente inconstitucionalidade, presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”, diz o ministro na decisão.
Moraes determinou que o suplente de Carla Zambelli tome posse imediatamente, com prazo de 48 horas. Para validar a decisão, o ministro pediu que o presidente da Primeira Turma do STF, Flávio Dino, convoque sessão virtual extraordinária nesta sexta-feira, 12, das 11h às 18h, para que os demais integrantes da turma referendem ou rejeitem o ato.
“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, escreveu Moraes.
Votação na Câmara
Na quarta-feira, 10, a Câmara dos Deputados decidiu preservar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), descumprindo, na prática, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A parlamentar foi condenada pela Corte à perda do cargo e a dez anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Notícias dos Poderes
Lula diz que ainda decidirá sobre veto à dosimetria, mas Bolsonaro tem que pagar por tentativa de golpe
Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro
12 de Dezembro de 2025 as 08h27Governo federal vai propor jornada 5×2 com limite de 40 horas semanais
Iniciativa do Planalto ocorre após impasse em relatório que está sendo apreciado por subcomissão
10 de Dezembro de 2025 as 10h01Vereador tem projeto para que mulheres tenham acompanhante em consultas
10 de Dezembro de 2025 as 09h57Lula sanciona lei que aumenta para até 40 anos a pena para estupro de vulneráveis
Nova lei aumenta em até 30% o tempo máximo de prisão para algumas crimes e prevê monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais após cumprimento da pena.
09 de Dezembro de 2025 as 07h30ALMT promove ofensiva de combate à violência contra a mulher, liderada por Max Russi
08 de Dezembro de 2025 as 11h12Gilmar nega recurso da AGU e mantém decisão sobre impeachment de ministros do STF
Ministro entendeu que pedido é incabível e reforçou o entendimento de que apenas PGR pode entrar com processo contra ministros
05 de Dezembro de 2025 as 09h24Vereador tem mandato cassado por atacar prefeita de Pedra Preta
Na época da ocorrência, diversos parlamentares do estado manifestaram repúdio perante as declarações, alegando prática de violência política de gênero
04 de Dezembro de 2025 as 14h28