Caso Internacional
Menina de 6 anos morre em incêndio causado por vape deixado carregando em quarto
Fumaça tomou conta do sótão e impediu que a criança fosse resgatada; incêndio começou por falha na bateria de cigarro eletrônico
Política | 08 de Outubro de 2025 as 08h 45min
Fonte: Extra Globo

Uma menina de 6 anos morreu em um incêndio que começou após um vape deixado carregando em seu quarto pegar fogo, em Leicester (Inglaterra). O caso, que aconteceu em setembro de 2024, voltou à tona nesta segunda-feira (6/10) durante uma audiência que apura as causas do acidente.
Chamiah Brindley, carinhosamente chamada de Miah pela família, dormia no sótão da casa com uma irmã mais velha quando o fogo começou, por volta das 4h da manhã. Segundo relatos à BBC, o incêndio foi provocado pela bateria de íon-lítio do cigarro eletrônico, que estava conectado à tomada ao lado da cabeceira da cama.
A mãe da menina, Tracey Moore, contou que acordou ao ouvir uma das filhas gritar que havia um incêndio. Ela conseguiu ajudar os outros dez filhos e dois adultos que estavam na casa a saírem, mas percebeu que Miah ainda estava lá dentro.
“Corri com meu parceiro e meu filho para o quarto dela, mas não conseguimos entrar por causa da fumaça densa e das chamas. Meu cabelo chegou a queimar”, relatou a mãe durante a audiência.
De acordo com as autoridades, a porta do sótão era “incomumente dura” e precisou ser arrombada. Além disso, os alarmes de fumaça haviam sido removidos meses antes e as claraboias estavam “pregadas”, o que impediu qualquer tentativa de fuga pelo telhado.
Os bombeiros conseguiram alcançar o quarto da menina, mas já era tarde. Chamiah foi declarada morta cerca de 20 minutos após o início do fogo. O laudo médico apontou que ela morreu por inalação dos produtos da combustão.
O perito do Corpo de Bombeiros, Dean Thornton, disse que oito vapes foram encontrados no quarto. O dispositivo que causou o incêndio estava próximo à cama, mas ainda não foi possível determinar a origem do aparelho.
A polícia chegou a prender uma adolescente de 14 anos em conexão com o caso, mas ela foi liberada e não enfrentará acusações.
Notícias dos Poderes
Justiça flexibiliza cautelares de investigados por desvios no TJ
Empresários, advogados e servidores foram alvos da Sepulcro Caiado, deflagrada em julho deste ano
09 de Outubro de 2025 as 08h15Pecuarista é condenado a pagar R$ 1 mi por desmate no Pantanal
Claudecy Lemes devastou 3,8 mil hectares em fazenda localizada em área de preservação no Pantanal
09 de Outubro de 2025 as 07h20Agente de limpeza passa 2 meses preso após ser confundido com ladrão de joias em MT
Justiça reconheceu erro de identificação apontado pela Defensoria Pública e determinou investigação para saber se o verdadeiro suspeito do crime usou documento falso ou possui nome homônimo.
09 de Outubro de 2025 as 07h55Justiça do Trabalho determina que 'filha de criação' receba R$ 50 mil de indenização por atuar como empregada doméstica
09 de Outubro de 2025 as 07h45Corpo de homem com as mãos amarradas é encontrado
Polícia Civil investiga o caso
08 de Outubro de 2025 as 16h33Vítima de feminicídio avisou a mãe que encontraria o namorado
O suspeito admitiu o crime dentro do quarto de um hotel e afirmou que saiu do local “tranquilo”
08 de Outubro de 2025 as 09h47Mulher é denunciada por beijar menino com 12 anos na boca em MT
Caso é investigado pela Polícia Civil
08 de Outubro de 2025 as 08h24Criança de um ano e seis meses é estuprada por parente durante almoço em família
Suspeito foi preso
08 de Outubro de 2025 as 08h21