'Ônus e bônus'
Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
Política | 05 de Maio de 2025 as 11h 03min
Fonte: Unica News

O governador Mauro Mendes (União) afirma que já considera a deputada estadual Janaina Riva (MDB) oposição à sua gestão, e acredita que a mudança de comportamento da parlamentar se dá por conta da eleição do próximo ano. Os dois têm pretensão de concorrer ao Senado Federal em 2026, às duas vagas disponíveis para Mato Grosso.
O gestor estadual ainda saiu em defesa do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e garante que as emendas parlamentares da emedebista serão pagas, mas não serão tratadas como prioridade pelo governo do Estado.
“Isso é natural na democracia, não é novo em Mato Grosso, não é novo no Brasil e é o tratamento que você dá. A oposição gosta de criticar, a oposição gosta de falar coisas que muitas vezes não é a verdade e o ônus disso é um relacionamento não tão sadio com o governo”, disparou.
Mendes reitera a fala do integrante do primeiro escalão estadual, que na semana passada disse que todo parlamentar de oposição tem que aguentar as consequências de seu posicionamento, fazendo referência ao seu posicionamento como deputado federal de oposição ao governo federal.
“A deputada assumiu a questão de sua oposição, como o próprio secretário disse: ônus e bônus. Ele é oposição do governo federal e as emendas dele são as últimas que são pagas. Então, isso é natural”, endossou o governador.
Para ele, o rompimento de Janaina com o governo do Estado se dá por conta da eleição do próximo ano, onde ambos pretende disputar a senatória e vem se articulando para isso. O posicionamento de Mendes é reflexo de um bate boca entre Janaina e Garcia na semana passada. A emedebista expôs o secretário na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária, afirmando que estava sendo alvo de retaliação, pois o integrante do primeiro escalão estadual garantiu que outras lideranças políticas que não iria pagar suas emendas parlamentares. Garcia rebateu as declarações da parlamentar por meio de um vídeo publicado nas redes sociais e a situação movimentou os bastidores da política mato-grossense.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25