Secretariado
Médica é convidada por Abílio para assumir gestão da Saúde de Cuiabá
Segundo prefeito eleito, Vice-prefeita terá papel fundamental e também poderá assumir secretaria em sua gestão
Política | 28 de Outubro de 2024 as 16h 11min
Fonte: Unica News

Um dia após o término das eleições em Cuiabá, alguns nomes já despontam como pretensos integrantes do staff do prefeito eleito Abílio Brunini (PL). O primeiro deles é o da médica Lucia Helena Barboza Sampaio, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), que deverá assumir a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital a partir do dia 1º de Janeiro.
Até agora, Lúcia Helena, que na pré-campanha chegou a ser cotada como possível vice de Abílio na disputa, é a única pessoa oficialmente convidada para assumir uma pasta na gestão. A revelação sobre o convite foi feita pelo prefeito eleito à Centro América FM nesta segunda-feira (28).
Segundo Abílio, além de Lúcia Helena, outro possível nome que poderá fazer parte de seu secretariado é o de sua vice, a coronel PM Vânia Rosa (Novo), a qual o futuro gestor da capital que terá um papel de destaque na gestão.
“Ela [Coronel Vânia] é muito capacitada, muito preparada, tem uma formação acadêmica além da formação militar, tem uma experiência de vida muito importante pra gente, e a defesa das mulheres será uma bandeira muito importante no nossa mandato”, disse Brunini, sinalizando que sua vice poderá assumir a Secretaria Municipal da Mulher.
Questionado sobre outros nomes de seu staff, Abílio garantiu que ainda não tem nada definido, ressaltando que a escolha dos nomes que vão compor as secretarias de sua gestão ocorrerá depois de uma reunião com o grupo de técnicos que o que auxiliou na elaboração de seu Plano de Governo.
“Todo o secretariado será técnico. A gente vai avaliar os currículos, avaliar os perfis. Não serei eu sozinho a tomar essa decisão, eu quero conversar com os especialistas que ajudaram a elaborar nossa plano de governo (...), pra que eles possam nos ajudar a tomar essas decisões”, pontuou Abílio.
POSSÍVEIS NOMES
Apesar fazer mistério, outros nomes já surgem nos bastidores como possíveis integrantes do primeiro escalão de Abílio. Um deles é o do ex-vereador e servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) Marcelo Bussiki (UB), que poderá assumia a Pasta da Fazenda ou Planejamento.
Na Pasta de Cultura, um dos nomes cotados é o do cantor Johnny Everson, que fez campanha para Abílio.
Na Secretaria de Comunicação, três jornalistas surgem com maiores chances: Rafael Costa, Paola Carlini e Max Aguiar.
Notícias dos Poderes
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10Governador vistoria obras de duplicação da BR-163 nesta sexta-feira; confira agenda
12 de Setembro de 2025 as 06h59Após votos de Moraes, Dino e Cármen Lúcia, STF forma maioria e condena Bolsonaro
11 de Setembro de 2025 as 15h19Fux vota para absolver Bolsonaro por todos os crimes
Em seu voto, Fux rejeitou a imputação dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
10 de Setembro de 2025 as 19h55Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora
A tese, no entanto, precisará ser acompanhada por ao menos mais dois ministros para ter algum impacto no processo
10 de Setembro de 2025 as 10h02Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30